TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

100 Anos Do Pentecostalismo

Trabalho Universitário: 100 Anos Do Pentecostalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O Brasil ainda é a maior nação católica do mundo, mas, na última década, a Igreja teve uma redução da ordem de 1,7 milhão de fieis, um encolhimento de 12,2%. Os dados são da nova etapa de divulgação do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência de redução dos católicos e de expansão das correntes evangélicas era algo esperado. Mas pela primeira vez o Censo detecta uma queda em números absolutos. Antes do levantamento de 2010, o quadro era apenas de crescimento de católicos em ritmo cada vez menor. Mantida essa tendência, em no máximo 30 anos católicos e evangélicos estarão empatados em tamanho na população. Os números mostram uma redução acentuada de poder da Igreja Católica no país nas últimas décadas: a mudança foi lenta entre 1872 e 1970, com perda de 7,9% de participação no total da população ao longo de quase um século; e tornou-se acelerada nos últimos 20 anos, quando a retração foi de 22%.Os evangélicos foram, dentre as religiões presentes no Brasil, os que mais cresceram numericamente de 2000 a 2010. De acordo com o Censo Demográfico, eles somam 42,3 milhões do total de 190,7 milhões de habitantes. Mas dois de cada três brasileiros continuam católicos.

1.1 Tema

O movimento pentecostal brasileiro e suas implicações

1.2 Problema

O termo pentecostalismo tem sua origem no acontecimentoque se deu após a ascensão de Jesus Cristo aos céus, depois da ressurreição (At 1:6-11) O dia de Pentecostes erauma festa dos judeus após a colheita. No dia em que o Espírito Santo desceu a Terra, as pessoas começaram a falar em outras línguas. Naquele momento, os apóstolos falaram os idiomas próprios de populações de outras nações (At 2:1-13).

No Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon, o pioneiro pentecostal no Brasil. No ano seguinte, em 1911, chegou o segundo grupo, Assembleia de Deus. Francescon baseou suas atividades em São Paulo, e a Assembleia de Deus, em Belém do Pará. Daniel Berg e Gunnar Vingren, dois missionários suecos que tinham sido batistas e depois se tornaram pentecostais, foram os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Bélem do Pará em 19 de novenbro de 1910, ninguém poderia imaginar que aquele dois jovens suecos estavam para íniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil. Por meio da pregação de Jesus Cristo como único e suficiente salvador da humanidade e a atualidade do batismo no Espirito Santo, e dos dons espírituais, As igrejas existentes na época, Batista do Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque na madrugada do dia 18 de junho de1911 foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren , onde realizavam reuniões de oração resultado.Eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da igreja Batista,convictos e resolvidos a se organizar fundaram a Missão de fé Apostólica em 18 de junho de 1911 que mais tarde , em 1918 , foi conhecida como Assembleia de Deus.Diante desse contexto socio cultural quais são os desafios da igreja evangélica para manter as suas raízes pentecostais? Como é visto o movimento pentecostal na cultura Brasileira?

1.3 A Hipótese

As questões a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com