TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVANGELIZAÇÃO DISCIPLINADORA

Por:   •  8/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Gutemberg Veloso da Conceição

RU: 1259602        

1 TEMA

Evangelização discipuladora aplicada ao cotidiano de um cristão policial militar

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Evangelização discipuladora e seu impacto social: no contexto de vida diária de um cristão profissional de segurança pública integrante da ROCAM (Rondas Ostensivas com apoio de Motocicletas) da Polícia Militar do Estado do Pará no município de Altamira.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Dado algumas dificuldades de relacionamento de um cristão enquanto policial militar moldadas mediante a uma grande realidade que é a atuação da Polícia Militar (PM) no combate a violência, mais especificamente a atuação de Grupamento Especializado como ROCAM, que adota condutas especificas para o combate direto ao crime organizado existente na sociedade atual onde não se sabe onde esta o criminoso, onde mora o perigo, onde o crime não tem identidade, não veste farda assim dificultando em muito o grau de confiabilidade deste cristão policial no receio de resguardar sua própria vida de malfeitores que agem de surpresa assim como relatado nos evangelhos que nos alerta em relação ao ladrão que age pela madrugada onde ninguém espera, jesus diz ainda que ele vem senao para roubar matar e destruir. Como este pode praticar a evangelização discipuladora e vencer as adversidades enfrentadas dentro do seu contexto de vida diária, contribuindo assim não somente na segurança da sociedade, mas também em outros aspetos, dentre eles a educação?

  1. JUSTIFICATIVA

O tema pesquisado se oriunda a partir do questionamento extraído ao longo da formação acadêmica enquanto pesquisador. É fruto de conflitos existentes em uma conjuntura de vida diária do cristão policial militar cumpridor de seu dever estatal perante a constituição da republica federativa brasileira de policiamento ostensivo e a manutenção da ordem Pública. Posto isto, na atual conjectura de nosso país a PM vem atuando direto no combate ao crime organizado nas ruas, onde muitos policiais se veem muitas vezes sem saber o que fazer em certas circunstâncias de suas vidas, sabendo que o policial militar no combate ao crime organizado deve estar totalmente definido em sua posição, pautando-se na legalidade, moralidade, tendo como regra norteadora de sua conduta as leis brasileiras vigentes, código de conduta e, principalmente, as escrituras sagradas no anseio de atender a expectativa do cristão em saber discernir o ato de obedecer aos ensinamentos Cristo Jesus contido nos relatos bíblicos do novo testamento, no intuito da salvação do ser humano na contribuição para uma sociedade mais justa, baseando-se nos conselhos e ordenanças bíblicas para melhor servir a sociedade.

O presente trabalho visa auxiliar no discernimento do cristão enquanto policial acerca da importância da evangelização discipuladora como contribuição para melhor condição moral e ética do ser humano dentro do contexto social pautando-se nos princípios bíblicos concernentes ao reino de Deus, e despertamento daqueles que estão em conflito entre o ser policial ,atuante, diretamente nas ruas sofrendo aliciações diversas que contrapõem ser cristão,  discípulo de Cristo, de fato vivendo segundo aos preceitos bíblicos, sendo sal da terra e luz do mundo, ensinando através do exemplo, exemplo de vida, de atitude, de posicionamento e não tao somente pelo falar. Tranquilizar aqueles que são ou estão inseguros, a respeito de condutas que devem ser pautadas de acordos com princípios segundo jesus descritos nos relatos bíblicos, nas suas vidas diária enquanto cristão/discípulo e policial atuante direto contra o crime organizado, analisando textos bíblicos referentes a conduta cristã aplicada a atividade policial.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Relatar a perspectiva da evangelização discipuladora no contexto de vida diária do cristão/discípulo enquanto policial militar integrante da ROCAM e o impacto social gerado a partir deste pressuposto sobretudo na educação.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Definir evangelização discipuladora.
  • Sintetizar o serviço policial militar de uma tropa especializada, ROCAM.
  • Descrever problemáticas que dificultam a prática da evangelização discipuladora na vida diária do cristão enquanto policial militar.
  • Listar princípios para a prática da evangelização discipulador na vida cotidiana do cristãodiscípulo e policial.
  • Descrever qual o impacto da prática da evangelização discipuladora dentro do contexto policial cristão pode causar à sociedade principalmente na educação.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para entender melhor evangelização discipuladora, primeiramente, tratar-se-á acerca da relação mestre e discípulo no contexto filosófico no processo de ensino aprendizagem, também conhecido como sistema de discipulado, no qual o discípulo segue a seu mestre no intuído de aprender com ele na pratica, obtendo conhecimentos práticos. Tem como base o relacionamento pessoal dos indivíduos. Esse processo em âmbito teológico tem o relacionamento impulsionado pelo amor a Deus que parte do momento em que se reconhece a Deus, e em conhecendo seu amor, também passando a amar ao próximo (Mc 12.29-31), Gadotti corrobora esses relato bíblico de Marcos dizendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com