TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Eduçao No Brasil Conteporanio

Artigos Científicos: A Historia Da Eduçao No Brasil Conteporanio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Era difícil a missão de instalar um sistema de educação em terras estranhas e de povo tribal, com suas culturas já afirmadas. O espírito do renascimento manifesta-se com a religião, com criticas a estrutura autoritária da igreja centrada no poder papal.

Assim, a expansão da crença protestante, desencadeou forte reação, conhecida como contrarreforma a fim de recuperar o poder perdido do catolicismo.

Em 1759 os jesuítas foram expulsos pelo marquês de Pombal, acusando-os de acumularem fortunas e de não propagarem as conquistas das revoluções científicas centradas na razão.

No Brasil, mais especificamente no século XIX, o marco dessa época foi a progressiva institucionalização da escola e da lenta afirmação do lugar do Estado como principal provedor da educação.

A família real já estabelecida no Brasil, fugitiva das tropas de Napoleão, em 1808, a educação ganha ares culturais e educativos dentro da colônia, as escolas normais são criadas.

A escola, aos poucos, ganha materiais, espaços, profissionais próprios para ela, e passa a ser vista a partir de então, como a principal instância de transmissão do saber e do conhecimento.

No século XX novas concepções e novos debates são colocados a cerca da educação que auxiliada por ciências novas como psicologia e sociologia passa a ter mais força, assim passa a ser questionada por dentro. No final do século XX para o inicio do século XXI a educação toma outro caminho que não mais direcionada para a indústria, mas com ênfase na sala de aula, no que o aluno também tem de conhecimento, o aluno deixa de ser apenas um receptor, mas também transmissor do conhecimento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/50737/memoria-da-educacao-escolar-no-brasil-contemporaneo#!4#ixzz2wGbZLPLT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com