TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDAÇÃO EXISTENCIONALISMO

Por:   •  22/11/2020  •  Ensaio  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

REDAÇÃO EXISTENCIONALISMO

O ser humano vive em sociedade que compartilham costumes e culturas diferentes, que se misturam e formam um multiculturalismo, que esta em constante movimento, se criando e recriando em diferentes perspectivas e amplitudes. Quando nos deparamos com os valores religiosos, estamos buscando uma base sólida e palpável de um Deus todo poderoso, que ao passo que a dinâmica da sociedade se transforma, percebem cada vez mais a diferença das ideias religiosas e da politica, diante disso ao passo que as atitudes e as filosofias se apresentam a neutralidade crista em relação aos padrões religiosos ganham fundamentos e se fortalece.

Muitos são os padrões relacionados ao humanismo, a fim de decifras o existencialismo como uma doutrina capaz de nortear e encaminhar nossas vidas. O existencialismo ganha amplitude e uma extensão, que na verdade nos dias atuais pode não significar muita coisa. Assim como os existencialistas apresentam algo em comum também apresenta uma subjetividade, partindo assim da existência em sua essência. Ao entendermos a existencialidade a fim de compreender e conceber um Deus Criador de todo universo e de todas as coisas que existe nele, o entendimento e a fé acompanha a realidade e a ponta que Deus quando cria sabe precisamente o que está criando, como por exemplo, a criação dos seres humanos, a partir da força espiritual de Deus a vida foi criada para viver eternamente no Paraíso na terra.

 O existencionalimo é entendido como uma doutrina que torna a vida humana possível, que por sua verdade todas as ações devem caracterizar uma meio e uma subjetividade humana. Assim, o homem é concebido e como se quer, e a partir da existência se torna objeto da criação. Sua existência se percebe antes de tudo, e ele será antes de qualquer coisa o que quiser ser, tendo assim o livre arbitro para suas ações e escolhas.

O existencionalimo tem como primeira ocorrência colocar o homem em posse daquilo que ele é, e fazer repousar sobre ele a responsabilidade total de sua existência. O termo subjetivismo se apresenta com dois sentidos distintos, a primeira expressa à escolha do sujeito individual por ele mesmo, e o segundo expressa a impossibilidade humana d ultrapassar essa subjetividade, nesse segundo sentido se destaca mais profundo sentido de expressão. Quando diz que o homem faz a própria escolha por si mesmo, se entende que cada um de nós faz sua escolha, mas com isso quer se dizer também que ao se escolher por si só, cada homem acaba por escolher por todos os homens. Em efeito e causa isso indica que não existe um de nossos atos isolados se quer, criando assim o homem que desejamos e queremos ser, não criando ao mesmo tempo a imagem do homem conforme julgamos que devem ser fazer escolha também indica e pressupõe os valores daquilo que escolhemos. Assim, fazer a escolha equivale a confirmar e afirmar o valor daquilo que escolhemos, e nesse sentido não podemos nunca escolher o mal, e o que escolhemos é sempre o bem, pensando nessa linha de raciocínio nada deve ser bom para nós se de certa forma não for bom para todos.

Se a existência e a essência estão interligadas, e nós ao existirmos e quer existir, ao mesmo tempo em que nos moldamos e nos preparamos para ter uma imagem que é válida para todos e também para nossa época temos a responsabilidade de encaminhar essa imagem para o bem, pois ela expressa a realidade de um todo. Sendo assim, o responsável por criar uma imagem para todos nos transforma ainda mais em responsáveis por uma sociedade com padrões que levem a bondade.

Sendo assim, a realidade só existe diante da ação, o homem como um projeto do que deve ser segue uma organização social na qual esta inserido e diante da contemporaneidade os sistemas filosóficos ou religiosos devem estar abertos para que todos tenham acesso aos seus fundamentos, toda sociedade deve participar da tomadas de decisões de forma democrática em todos os âmbitos e esferas da sociedade, não distinguindo raça, economia ou qualquer que seja os padrões estabelecidos, todos devem ser tratados da mesma forma, pois todos têm direito sem discriminação. O saber cientifico e filosófico são pressupostos que não devem ser privados e sim compartilhados em esfera pública para que todos tenham conhecimento e sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com