TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem do cristianismo

Relatório de pesquisa: A origem do cristianismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 8

A origem do cristianismo

O cristianismo está na origem da cultura ocidental. Por 2.000 anos ele espalhou a sua influência. Ao olhar para a história ocidental você simplesmente não pode ignorá-lo; nossa legislação traz a marca do pensamento cristão, nossa cultura e o modo como nos relacionamos foram de alguma maneira afetados por uma fé confessada por muitos, durante muitos séculos.

Mas o cristianismo não tem apenas importância histórica. Ainda hoje cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo acreditam que a mensagem do cristianismo faz sentido. Pessoas de todas as idades e raças. Tanto nos países em que o cristianismo é uma tradição, quanto nos países em que ele nunca existiu antes, inúmeras pessoas têm interesse por ele.

Em alguns países as pessoas estão dispostas até a enfrentar perseguições para se converter ao cristianismo. Neste curso você vai descobrir por si mesmo porque todas estas pessoas são tão fascinadas pelo cristianismo.

Neste capítulo você irá descobrir como tudo começou e será apresentado a alguns de seus valores fundamentais.

*Este curso é composto de duas partes: os textos do tema e as questões relacionadas com cada tema. As perguntas vão ajudá-lo a entender o texto e considerar as implicações para a sua própria vida. Seu tuor irá ajudá-lo neste processo. Você sempre poderá compartilhar suas dúvidas com ele.

--------------------------------------------------------------------------------

O ano zero

Nosso calendário é uma maneira simples de ver como cada um de nós está de alguma forma ligado a história de Jesus: vivemos no século 21 depois de Cristo.A biografia de Jesus pode ser encontrada na Bíblia. A Bíblia é uma coleção de 66 livros, divididos em duas seções:•A primeira parte é o Antigo Testamento, que descreve o início da história da humanidade e se concentra sobre o povo de Israel. Ele termina por volta de 400 anos antes de Cristo.

•A segunda parte, o Novo Testamento, descreve a vida de Jesus, um judeu, e dos primeiros cristãos.

Se não fosse por Jesus e sua vida notável o Cristianismo nunca teria existido. Então, quem era ele? Dois amigos de Jesus, que passaram muitos anos com ele, escreveram sobre sua vida: Mateus e João. Seus livros estão no início do Novo Testamento e são chamados de "evangelhos". Os outros dois evangelhos foram escritos por Lucas e Marcos, que viveram na mesma época que Jesus e investigaram minuciosamente sua vida.

--------------------------------------------------------------------------------

Jesus

Não é estranho que após dois milênios a gente ainda esteja falando sobre Jesus?

•Ninguém sabe a data exata em que ele nasceu, mas seu nascimento divide a história do mundo em dois: a era antes de Cristo e era depois de Cristo.

•Ele nunca escreveu um livro, mas mais livros foram escritos sobre ele do que sobre qualquer outra pessoa na história.

•A Bíblia, que contém a história de sua vida, foi traduzida integralmente ou parcialmente em 1.500 línguas. Anualmente, cerca de 40 milhões de cópias são vendidas.

•Ele nunca produziu uma pintura, um poema ou uma composição musical, mas sua vida e ensinamentos inspiraram mais canções, poemas, filmes e outras obras de arte do que qualquer outra pessoa.

•Ele nunca levantou um exército. Ele não possuía um palácio. Ele nunca foi um imperador, um ministro ou um presidente.

•Sua vida começou bastante normal, embora haja algumas histórias incomuns em torno do seu nascimento. Ele começou sua carreira como um carpinteiro judeu. Aos 30 anos de idade, tornou-se um pregador. Por causa dos milagres que ele realizou, as pessoas o viam como um profeta. Multidões de pessoas vinham para vê-lo, mas ele só tinha alguns fiéis seguidores.

--------------------------------------------------------------------------------

Os cristãos

Jesus foi condenado à morte em um julgamento falso no qual não havia nem mesmo uma acusação que justificasse sua condenação. Muito menos havia prova de que ele fosse culpado de algo.

O mais provável depois de sua morte era que seu pequeno grupo de seguidores rapidamente se dispersasse, mas isso não aconteceu. Este grupo foi transformado, passaram a falar com fervor de sua fé em Jesus, dizendo que depois de sua morte e sepultamento ele reapareceu vivo!

Outras pessoas começaram a rotulá-los "cristãos" - que significa pequenos cristos. Este nome os acompanhou por todo o mundo através dos séculos que se seguiram.

O povo simpatizava com eles por causa de suas boas ações, mas os líderes religiosos e políticos se sentiam ameaçados e tentaram silenciá-los com mortes e ameaças. Não adiantou.

Afinal, o que levou aqueles cristãos a colocarem suas vidas em jogo?

--------------------------------------------------------------------------------

Um plano ambicioso

A mensagem de Jesus é revolucionária. Ela se diferencia de qualquer outra ideia religiosa que temos até hoje.

Jesus não evoca imagens vagas de Deus ou deuses. Ele não pressiona as pessoas a tentarem ser boas diante de Deus.

Em vez disso Ele fala do amor de Deus. Sua mensagem é que Deus deseja encher as pessoas com sua bondade, e isso sem esperar absolutamente nada em troca!

Jesus descreve uma visão de mundo em que todas as pessoas sejam tratadas com justiça e vivam em paz, uma sociedade na qual cada ação se baseia em respeito e amor. Ele chamou isso de "o Reino de Deus".

Ele prometeu que este reino um dia se tormará realidade e desafiou os seus seguidores a - inspirado por sua amizade com Jesus - colocarem em prática os valores do Reino de Deus com a certeza de que a promessa será cumprida.

Este plano aparenta ser no mínimo ambicioso. Mas, se você pudesse ter a certeza de que o Reino de Deus realmente existirá, você arriscaria sua vida por ele?

Isso explica por que as pessoas se tornaram seguidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com