TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANA BOLENA

Exames: ANA BOLENA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

Não há dúvidas da contribuição de Ana Bolena para a Reforma na Inglaterra. Para se casar com Ana, Henrique decidiu romper com a Igreja Católica depois que o papa se recusou a conceder o divórcio dele com Catarina de Aragão. Se o papa tivesse concedido a despensa, teria Henrique VIII se separado de Roma mais tarde ? Muitos historiadores dizem que não. Mas Henrique não conseguiu o que queria, e como sabemos, não foi fácil para as pessoas depois que ele rompeu com a Igreja Católica, pois a Inglaterra entrou numa nova era, e a chamada nova religião foi se tornando cada vez mais popular. Ana Bolena foi uma reformadora? Ela era religiosa? Como a religião afetou a sua vida? Procurarei responder essas perguntas neste artigo.

A infância e juventude de Ana Bolena foram gastas na corte da arquiduquesa Margarida da Áustria, depois na corte francesa. De acordo com Eric Ives, não era possível imaginar um lugar melhor para educar os filhos do que naquela corte. Em sua vida, Ana refletiu as características de Margareth – a sua piedade, o amor pelo aprendizado e interesses em manuscritos. Além disso, a corte francesa era um lugar digno de atenção. Apesar da vida desregrada do rei Francisco, sua esposa Cláudia era uma pessoa animada, com elevados padrões morais. Com Ives diz, a jovem Ana Bolena estava em contato com as grandes mentes do Renascimento, e por isso não se admira que eles tenham tido um efeito sobre sua vida mais tarde. Na Corte francesa, Ana se tornou amiga de Margarida d’Angouleme, que tinha fortes opiniões sobre assuntos espirituais e apoiava a tradução da Bíblia para o francês. Ana seguiu o exemplo de Margarida e apoiou a bíblia inglesa, quando se tornou rainha.

Um dos confidentes mais próximos de Ana Bolena era seu irmão George. Ele viajava para o exterior regularmente, de onde trazia obras teológicas proibidas, que os irmãos liam com grande interesse. De acordo com Clare Chrry, autora de um biografia de George Bolena, depois que Ana e George foram executados, uma série de obras evangélicas foram encontradas entre os pertences dos irmãos, incluindo uma tradução, feita pelo próprio George, de um texto luterano sobre a salvação através da fé em Jesus Cristo.

Na época Tudor, as pessoas eram extremamente religiosas. A média de vida era muito menor do que hoje (cerca de 35 anos) e a morte poderia se realizar em qualquer momento, fosse como resultado de uma doença (o suor, por exemplo), duelos ou o parto. O pensamento da morte era tido por todas as pessoas em quase todos os dias, e não é surpresa que eles fossem piedosos.

Na era de Ana Bolena, era comum se ter um Livro de Horas – um pequeno livreto em forma de manuscrito, que continha orações, salmos e outros textos religiosos. As orações eram ricamente decoradas com desenhos retratando as cenas da Bíblia. Claro, Ana Bolena também tinha seu próprio Livro, onde ela escreveu “les temps viendra”, “o tempo virá”. Eric Ives chama a atenção para o fato de que a frase inteira é “o tempo virá e você pagará por tudo”, e Ana a escreveu na parte do Juízo Final. Isso significa que Ana era tão devota que sabia que o tempo virá e todos irão responder a Deus pelos seus atos.

Hoje, escritores têm feito numerosas polêmicas sobre Ana Bolena e sua fé. Quão protestante ou católica ela era? Muitas pessoas só têm um conhecimento superficial de Ana, e a reconhecem como protestante, no sentido verdadeiro da palavra. Mas tenha em mente que na vida de Ana, o protestantismo estava se ampliando aos poucos e nem todos mostraram interesse na nova religião.

Um artigo anônimo afirma que a única razão pela a qual Ana apoiou a nova ordem religiosa de Henrique foi porque, casou contrário, ela nunca seria esposa do rei, o que poderia implicar que suas simpatias e ações eram simplesmente para uma imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com