TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abencoados

Seminário: Abencoados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Seminário  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A avaliação de cargos é um termo genérico que abarca um número de técnicas por intermédio das quais se aplica critério comum de comparação de cargos para se conseguir uma estrutura lógica, eqüitativa, justa e aceitável de cargos (CHIAVENATO, 2002). A avaliação de cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de colocá-los em ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Todavia, é simplesmente uma técnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salários que define as relatividades Na visão de Pontes (2002, p. 155) “avaliação é estabelecida o valor relativo a cada cargo, com vistas a construir uma hierarquia entre eles. Portanto, pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em sua importância”. Nisto uma vez ordenado o cargo de cada colaborador, será mais eficaz a tomada de decisão com relação ao salário de cada membro da equipe, bem como, identificação de seu desenvolvimento.

Observa-se, desta maneira, que a importância de cargo segue uma ordem para poder assim administrar o departamento com êxito, uma vez que Paschoal (2001) explica que a determinação da importância de cada cargo gera um ordenamento ou hierarquização dos cargos em ordem de valor que, associada a uma tabela de salários esquematiza toda a remuneração.

Paschoal (2001, p. 55), ainda coloca que a:

Prática e a ciência tem demonstrado as grandes vantagens do trabalho em grupo, e uma vantagem extraordinária refere-se ao processo de química mental, através do qual as mentes que se unem para realizar um propósito fundem-se numa outra mente, cuja capacidade de realização ainda não foi suficientemente investigada.

Pode-se descrever como outra vantagem a mudança de comportamento que se processa nas pessoas quando tem que enfrentar várias opiniões. Paschoal (2001) também afirma que para um indivíduo fazer valer a sua opinião perante um grupo, essa opinião precisa estar bem fundamentada. Além disso, a convicção e a firmeza demonstradas na defesa de certas posições pouco defensáveis, quando feita de indivíduo para indivíduo, costumam desmoronar quando submetida a um grupo.

Entretanto, para que o resultado seja efetivamente eficaz, deve-se organizar a participação das chefias, criando um ou mais comitês fixos com membros provenientes das diversas áreas da organização. E ainda, as avaliações devem ser feitas individualmente para evitar que membros mais influenciáveis sejam induzidos por outros membros.

Assim, a avaliação de cargos é um meio de determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional e, portanto, a posição relativa de cada cargo dentro da estrutura de cargos da organização. No sentido estrito, a avaliação de cargos procura determinar a posição relativa de cada cargo com os demais, ou seja, as diferenças significativas entre os diversos cargos são colocadas em uma base comparativa a fim de permitir uma distribuição eqüitativa dos salários dentro de uma organização, para neutralizar qualquer arbitrariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com