TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cornicas

Ensaio: As Cornicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Ensaio  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

XERCICIOS DE METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO

01-Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”

Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.

I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser entendida como preocupação científica.

II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.

III - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.

É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:

A I e II.

B II e III.

C I e III.

D III.

E I, II e III.

02-“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com