TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brunacampos

Monografias: Brunacampos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Gestão Contábil

1. Calcule o índice de solvência da empresa. O resultado mostrará quanto de recurso a empresa possui disponível (em curto e longo prazo) para cada real de dívida (passivo total). Se menor que 1, a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigações totais; se maior que 1, a empresa cumprirá com suas obrigações.

Resposta:

Solvência (S) = Ativo Total ÷ Passivo Total

(S) 95.000 / 95.000 = 1

Por isso ela cumprira com suas obrigações.

2. Calcule o índice de liquidez corrente da empresa. O resultado mostrará se a empresa possui recursos suficientes de imediato (ativo circulante) para quitar suas obrigações de curto prazo (passivo circulante). Se menor que 1, a empresa não é capaz de cumprir com suas obrigações pontualmente (em curto prazo), se maior que 1 ela é capaz de cumpri-las.

Resposta:

Liquidez Corrente (LC) = Ativo Circulante ÷ Passivo Circulante

(LC) 5.000 / 15.000 = 0.333

Com o resultado vemos que a empresa não cumpre suas obrigações pontualmente.

3. Calcule o grau de imobilização da empresa. O resultado mostrará o percentual de recursos próprios que estão aplicados no ativo permanente (de difícil transformação em moeda). Se menor que 1, indica que os recursos próprios não foram completamente aplicados em ativo imobilizado, o que seria ideal. Se maior que 1, indica que além de utilizar todos os recursos próprios e exigíveis a longo prazo, a empresa certamente utilizou capital de terceiros exigível em curto prazo para financiar seu ativo imobilizado, o que pode acarretar riscos a sua saúde financeira.

Resposta.

(GI) = (Ativo Permanente – Passivo exigível a Longo Prazo) ÷ Patrimônio Líquido.

(GL) 80.000 – 60.000 = 20.000 / 20.000 = 1

Podemos ver que a empresa pode acarretar riscos à saúde financeira da sua empresa.

4. Faça uma pequena análise (mínimo 5 e máximo 10 linhas) sobre a situação financeira desta empresa, com base nestes três índices apurados. Você daria crédito (emprestaria dinheiro) a esta empresa? Por quê?

Eu não emprestaria credito a esta empresa por que que ela cumpre com suas obrigações ela sempre paga suas dividas atrasada e faz algumas escolhas de risco, por isso eu não emprestaria dinheiro, pois a qualquer momento ela pode fali ou não, mais eu não gostaria de me ariscar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com