TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espirtismo

Por:   •  26/4/2016  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

ESPIRITISMO

O que é?

O Espiritismo é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada (codificada), no século XIX, por um educador francês, conhecido por Allan Kardec. O Espiritismo é ao mesmo tempo filosofia, ciência e religião.

Breve Histórico

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois se moviam, erguiam-se no ar e respondiam a questões mediante batidas no chão. O fenômeno chamou a atenção de um pesquisador sério, discípulo do célebre Johann Pestalozzi: Hippolyte Leon Denizard Rivail. Ele fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão, não aceitando e não divulgando nada que não passasse por esse crivo. Assim nasceu O Livro dos Espíritos. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan Kardec.

Doutrinas

à O Espiritismo é o conhecimento e a prática dos princípios da Doutrina dos Espíritos que as pessoas conseguem entender e aplicar no seu dia a dia. àDeus como o fundamento do fundamento da vida; àJesus como exemplo de comportamento; àReencarnação como oportunidade de voltar ao polisistema material para aplicar e ampliar o conhecimento; àO livre arbítrio como meio de permitir o aprendizado da liberdade com responsabilidade e a mediunidade como meio de comunicação entre o polisistema material e o polisistema espiritual. àKardec: A Base Fundamental.

Visão de pessoa humana, do mundo e de Deus.

UniversoàCriação de Deus. Todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados fazem parte dele. Comporta vários mundos habitados com seres em diferentes graus de evolução. DeusàÉ considerado uma forma de inteligência suprema. Eterno, imutável, imaterial, justo, bom e onipotente.

CristoàAo contrário do que pregam a maior parte das religiões cristãs, Jesus Cristo não é o filho de Deus, mas um espírito mais evoluído. E um modelo para toda a humanidade. EspíritosàSeres inteligentes da criação. São criados ignorantes e evoluem ao longo de várias vidas até alcançarem a perfeição. Dividem-se em “espíritos puros”, “bons espíritos” e “espíritos imperfeitos”. HomemàEspírito encarnado em um corpo material.

Organização interna

O Centro Espírita deverá ter uma organização administrativa interna, de modo que suas atividades sejam gerenciadas de maneira racional e não a esmo, como se faz normalmente. àOrganização administrativa àDiretoria ou Conselho Administrativo àReuniões de Diretoria àAs Reuniões Gerais.

Livro sagrado

àO que é o espiritismo àO livro dos espíritos àO evangelho segundo o espiritismo àA Gênese àO céu e o inferno àO livro dos médiuns

Formato de culto

Segue a Doutrina Espirita Kardecista, baseando no evangelho de Jesus.

Ritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com