TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelicalismo

Relatório de pesquisa: Evangelicalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

Evangelicalismo

Evangelicalismo é um movimento cristão protestante que começou no século XVII e se tornou uma vertente organizada com o surgimento, por volta de 1730, dos metodistas na Inglaterra e dos pietistas entre os luteranos na Alemanha e Escandinávia. O movimento tornou-se ainda mais significativo nos Estados Unidos durante o Grande Despertamento do séculos XVIII e XIX, onde conseguiu muito mais membros do que na Europa. O movimento continua a atrair adeptos em nível mundial no século XXI, especialmente no mundo em desenvolvimento.

O evangelicalismo desenfatiza o ritual e enfatiza a piedade do indivíduo, exigindo-lhe que cumpra certos compromissos ativos, incluindo:

• A necessidade de conversão pessoal ou de "renascimento";

• Um grande respeito pela autoridade bíblica;

• Ênfase em ensinamentos que proclamam a morte redentora e a ressurreição do Filho de Deus, Jesus Cristo;1

• Expressar e compartilhar ativamente o evangelho;

David Bebbington classificou estes quatro aspectos distintivos como conversionismo, biblicismo, crucicentrismo e ativismo, observando que "juntos, eles formam um quadrilátero de prioridades que é a base do evangelicalismo".

História

O evangelicalismo tem raízes no pietismo germânico e no metodismo britânico, nascendo na região de fronteira agrícola no oeste dos Estados Unidos, durante os Grande Despertares. Teve como expoentes Jonathan Edwards, John Wesley, Charles Finney, Dwight L. Moody, Harold Ockenga, Billy Graham e, mais recentemente, Rick Warren.

Nos Estados Unidos várias escolas aderem a este movimento teológico, como o Fuller Theological Seminary, em Pasadena, Califórnia, Talbot College (Califórnia), Wheaton College em Chicago, e Gordon-Conwell Theological Seminary em Boston.

Características

Fundamentalismo

É relacionado ao fundamentalismo cristão, rejeitando o liberalismo teológico, a leitura da Bíblia baseada na Alta crítica e o ecumenismo com organizações religiosas não sejam protestantes ortodoxas.

Entretanto, distingue-se das correntes mais radicais do fundamentalismo ao aceitar leituras não literais da Bíblica, inclusive as baseadas na crítica textual[carece de fontes].

Neoevangelicalismo

O teólogo Harold Ockenga definiu o neoevangelicalismo e distinguiu-o do fundamentalismo em 1947. O neoevangelicalismo caracteriza-se pela abertura ao liberalismo teológico e a leituras desmitificadoras da Bíblia. Com o crescimento do neopentecostalismo — combinação de pentecostalismo, originalmente em sua vertente carismática, e neoevangelicalismo — e sua radicalização, assim como do liberalismo teológico, ambos vistos como ameaças por protestantes ortodoxos, tem sido rejeitado principalmente pelos calvinistas.

Evangelicalismo na Igreja Católica Romana

O movimento evangelical na Igreja Católica Romana nasceu na Irlanda, Quebec e Inglaterra na primeira metade do século XIX devido ao intenso contato com o protestantismo nessas áreas. Teólogos como John Henry Newman e Tomás Manning defendiam doutrinas evangelicais, que mais tarde foram aceitas, como a Doutrina Social da Igreja e as reformas do Concílio Vaticano II.

O movimento encontrou oposição dentro do catolicismo conservador. Nos meados do século XIX alguns católicos evangélicos dos EUA foram excomungados por "heresia americanista" que consistia em defender a separação entre igreja e estado, missa no vernáculo e administração das finanças pelas paróquias locais (trusteísmo). O Papa Pio IX condenou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com