TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaoj Vjjj

Ensaios: Gaoj Vjjj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  4.329 Palavras (18 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 18

UOL - O melhor conteúdo

Assine 0800 721 2009

SAC

Bate-papo

E-mail

Notícias

Esporte

Entretenimento

Mulher

Shopping

XPG

BLOG GRÁTIS

HOSPEDAGEM HTML GRÁTIS

LOJA GRÁTIS

Twitter

Facebook

Orkut

Google

Google

Benefício que a prática das artes marciais produzem no organismo humano

Antes de tudo devemos assentar as bases de que como qualquer outro tipo de exercício, realizado em forma e intensidade adequada, os seus praticantes obterão uma série de vantagens e melhoras comuns a todo treinamento fisiológico do organismo.

Como segunda consideração básica: ainda quando procedamos à análise individualizada desses benefícios por sistemas e aparelhos, ao ser o corpo humano um todo indivisível, qualquer melhora ou déficit produzido numa das suas partes repercutirá de forma imediata no conjunto harmonioso do todo. Condicionando-se este de forma automática, para suprir ou compensar qualquer desviação ou anomalia de uma das suas partes: princípio de adaptação e da compensação substitutiva.

Sabido é que os cegos possuem um ouvido agudíssimo e um sentido do tato extremamente fino; os parapléxicos ou poliomielíticos de membros inferiores, ao longo do tempo desenvolvem um especial e superior sentido do equilíbrio e fortaleza do tronco e extremidades superiores, etc. .. Igualmente ao examinar as possíveis repercussões que a prática das artes marciais implicam, deveremos prestar atenção à idade do praticante e ao momento circunstancial do seu desenvolvimento evolutivo vital e cronológico.

Em grandes traços poderíamos dividi-lo em dois grandes períodos, subdivididos por sua vez em dois items em função da idade. Com ligeiras diferenças conforme o sexo e as caraterísticas pessoais de cada indivíduo: Constituição, hábitos, patologia prévia, tipo de vida, etc.

I. Primário

1. Infância (6 a 10 anos).

2. Adolescência (11 a 18 anos).

II. Secundário

3. Juventude (19 a 30 /35 anos).

4 Maturidade (35 anos em adiante).

Durante estas fases, a resposta fisiológica perante parecidos estímulos será diferente a qualquer nível considerado, independentemente de que a motivação pessoal e as rotinas de trabalho tenham em cada época a sua indicação concreta. Podemos destacar três aspectos nos que incidirão positiva ou negativamente a prática do esporte -e concretamente das artes marciais-, conforme a época da vida do indivíduo considerada: infância, adolescência, juventude e maturidade.

A) quanto ao seu desenvolvimento eminentemente somático.

B) no seu componente psicológico. Com fenômenos de adaptação e assimilação perante a nova situação em que o indivíduo se desenvolve.

C) Considerando a sua vida de relação e comunicação, em forma de resposta com o seu ambiente, em função do conjunto de experiências e estímulos adquiridos. - na primeira fase (a infância) e princípio da segunda (adolescência) terão uma importância preponderante o correto desenvolvimento somático (esquelético e muscular), devendo tender a conseguir um mais perfeito desenvolvimento do indivíduo, evitando qualquer técnica ou exercício que pudesse comprometer a normal evolução harmoniosa do conjunto

Estabelecem-se as bases de uma correta fisiologia do exercício, ao mesmo tempo que se acostuma de forma progressiva a superar a fadiga, aproveitando ao máximo as suas capacidades nessa idade: vivacidade de reflexos, elasticidade, flexibilidade, agilidade, etc. Se corrigem ou evitam erros, às vezes freqüentes na infância: má coordenação motora, falta de atenção, etc.

Enquanto no aspecto psíquico, o indivíduo -brincando- vai adestrando e fortalecendo o seu corpo e estabelecendo as bases da aprendizagem de umas técnicas que memoriza, lembra e executa de forma lógica e coerente. Portanto, trabalha a sua mente em função da memória, coordenação, imaginação: katas e capacidade decisiva de atuação num momento dado (sentido de ordem e disciplina mental).

No aspecto de convivência e formação de caráter, as artes marciais lhe permitem libertar-se de uma série de inibições, ao facilitar-lhe o trato num ambiente diferente do meio familiar ou acadêmico, que além disso lhe oferece uma normativa ética de comportamento para os seus companheiros e mestre diferente do habitual.

No adolescente estes três elementos considerados somático, psíquico e de convivência, experimentam uma especial metamorfose, e se bem persistem de igual modo, o seu grau de importância varia; assim, a área física uma vez finalizado ou a pontos de finalizar o desenvolvimento do indivíduo, pouco ou nada varia, como não seja o incrementar a sua potência, musculação, capacidade de resistência, etc. Pelo contrário, os aspectos psicológicos e de comportamento têm uma grande transcendência perante os interrogantes e dúvidas de toda ordem que nessa época da vida surgem em qualquer indivíduo. Uma sólida formação e um caráter equilibrado vão evitar numerosos problemas de toda índole.

A desorientação profissional, a freqüente ruptura generacional com um prematuro desejo de emancipação, as dificuldades inerentes à sociedade atual, unidas às primeiras tomadas de contato com o álcool, o sexo, etc., são elementos perturbadores com os que o adolescente deve enfrentar-se antes ou depois, os conflitos que ditas circunstâncias determinem incidirão, talvez de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com