TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homossaexualidade

Por:   •  19/10/2016  •  Resenha  •  4.242 Palavras (17 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 17

Trabalho sobre homossexualidade

Livro base Ética Cristã – Norman Geisler

Aluno: Giovani dos Santos

HOMOSSEXUALIDADE

Está ligado ao sexo e se divide em duas categorias: homossexualidade e heterossexualidade.

Os argumentos utilizados a favor de quem pratica a homossexualidade apelam para as escrituras e fatores morais e sociais.

A princípio analisaremos os argumentos bíblicos que os homossexuais desafiam e suas respectivas respostas.

ARGUMENTOS HOMOSSEXUAIS E SUAS RESPOSTAS

O pecado de Sodoma não era a prática da homossexualidade

Argumentam que era a falta de hospitalidade e não a prática de homossexualismo. Era costume cananeu de proteger hóspedes estrangeiro tomando como base o texto de Gn 19.8 “nada façais a estes homens, pois estão sob o meu teto”, levando Ló a oferece suas filhas para tentar satisfazer o desejo sexual da multidão irada e proteger a vida dos visitantes. Usam também o argumento que nessa passagem não se menciona a homossexualidade, estes homens da cidade só queriam conhecer no sentido de se fazer conhecer e não no sentido de sexualidade, concluindo que o motivo era falta de hostilidade e por ser egoísta se baseando no texto de Ez 16.49 “... suas filhas eram orgulhosas, tiveram fartura de provisão e prosperidade despreocupada; mas nunca ajudaram o pobre e o necessitado”.

  • O pecado de Sodoma era a homossexualidade

Apesar de verdadeiro a palavra hebraica conhecer não necessariamente significa “fazer sexo com alguém”, no contexto de Sodoma e Gomorra fica evidente  o sentido de prática sexual por várias razões. Em 12 vezes que aparece a palavra conhecer no Antigo Testamento, 10 vezes tem relação como o ato sexual (Gn 4.17), praticamente em todo o tempo essa palavra é usada para alusão da relação sexual entre homem e mulher. No episodio de Sodomo e Gomorra fica claro que o conhecer era de relação sexual e não o sentido de fazer conhecido, visto que não faz nenhum sentido Ló entregar suas filhas virgens – que não conheciam nenhum homem – e entregar para aqueles homens se o desejo deles não fosse sexual, se fosse ao contrário tais homens não iriam entender a atitude de Ló. A questão de ser o pecado a falta de hostilidade e egoísmo também é derrubada, visto que o egoísmo escrito em Ezequiel não exclui a homossexualidade, pois os pecados sexuais são uma forma de egoísmo, satisfação desejos carnais. Também é descrito em Ezequiel 16.50,51, indicam que o pecado era sexual, chamando o de abominação a mesma palavra usada para descrever pecados homossexuais em Levítico 18.22. Outro fator que indica perversões sexuais é vista na origem da palavra sodomia, ou, aquilo que vem de Sodoma. Sempre que citado em outras passagens nas escrituras, sempre se refere à perversão sexual.

A lei levítica não mais se aplica

O texto mais importante que condena práticas homossexuais está em Lv18.22, essas mesmas leis levíticas também condenam o ato de comer porco e camarão, porém , essas leis cerimoniais foram abolidas (Mc 7.19; At 10.15), levando em conta também que não há razão alguma para que se proíbam atos homossexuais.

  • A proibição contra a homossexualidade é moral, não é apenas cerimonial.

O fato da proibição da lei mosaica contra a homossexualidade  estar no livro de Levítico, não significa que faz parte da lei cerimonial e que, por esse motivo, não esteja em vigor. Se fosse o caso, estrupo e incesto não seriam moralmente errados, visto que aparecem no mesmo capítulo. Pecados homossexuais entre gentios também eram condenados por Deus, foi por isso que veio o juízo de Deus aos cananeus. Além disso se lei levítica dada aos judeus, se desobedecessem comendo carne de porco, a punição seria alguns dias de isolamento, já na prática de homossexualismo a punição era a pena de morte (Gn 18.29). Jesus mudou as leis alimentares do Antigo Testamento (Mc 7.18), porém as proibições morais contra a homossexualidade são retomadas no Novo Testamento (Rm 1.26,27; 1Tm 1.10).

A esterilidade era uma maldição entre as mulheres judias

A esterilidade era considerada maldição pelos judeus (Gn 16.1; 1Sm 1.3-8), pelo fato de haver a esperança de toda mulher judia dar à luz ao Messias. Tendo em vista que a prática de homossexualismo não gerar filhos, atribui que tal prática não seja condenada por isso e nem mesmo aqueles que não se incluíam nas expectativas judaicas.

  • A esterilidade não é razão pela qual a homossexualidade é perversa.

Se o fato de não gerar filhos já era uma punição porque então eram executatos? Punição maior seria ter um casamento heterossexual. Se a esterilidade fosse uma maldição divina, o celibato poderia ser pecaminoso. No entanto Jesus (Mt 19.11,12) quanto a Paulo (1 Co 7.8) honraram o celibato por preceito e prática.

  • A homossexualidade estava conectada com a idolatria.

Entende-se que no texto  de (Dt23,17) é a proibição da idolatria e não da homossexualidade em si, de forma que a homossexualidade vista de forma "correta" pelo mesmo.

De qualquer maneira a homossexualidade é perversa enganosa e pode contaminar.

  • As condenações paulinas são apenas opiniões pessoais. 

Apostolo Paulo  escreve em suas cartas opinião  própria, não como mandamento do Senhor 1 Cor 7.25, mas é em 1Co 6.9 ou Paulo condena a efeminados

O apostolo Paulo tem a autoridade vinda de Deus Romanos 1.1, 2 Coríntios 1.1A então a validação inspiração vinda do Espírito Santo.

  • Paulo condenou o uso do cabelo comprido por homens.

Porquanto o tamanho do cabelo não é medida para feminilidade ou masculinidade, era apenas questão cultural.

 Paulo disse era relativo a cultura do povo, 1 Cor11.14.

  • 1 Coríntios 6.9 fala apenas sobre ofensas praticadas

Os homossexuais dizem que Paulo destrincha apenas os homossexuais injustos e não as praticas homossexuais em si "deixando assim por dizer" que a pratica homossexual não ofensiva é legal (lei).

Se interpretarmos esse texto de mesmo modo diremos então que á ladrões justo? sodomitas puros? devassos santos?

A pratica homossexual viola as leis de Deus, lei natural Rm 1.27,  apocalipse 21.8( Impuros, idólatras) também condena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com