TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inerrância, Infalibilidade, Autoridade e Sacralidade da Bíblia.

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Bibliográfica do Livro Bibliologia

Cap. 03 – Inerrância, Infalibilidade, Autoridade e Sacralidade da Bíblia.

Prof. Marco Antônio Teixeira Lapa. Bibliologia. SGEC - Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2016. P. 35-51.

Marcos Antônio Teixeira Lapa. Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia com Licenciatura Plena pela FAETEL - Faculdade de Teologia e Ciências Sócias Logos (2001), tem formação no Curso Livre de Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular (1982). É Ministro do Evangelho, e atualmente é voluntário da Igreja do Evangelho Quadrangular, atuando como membro do Conselho Editorial da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, Diretor e Professor Voluntário do Instituto Teológico Quadrangular e da Missão Quadrangular Cristo para as Crianças, em Santa Cândida, Curitiba-PR. É escritor, conferencista, simposiasta, Ministro auxiliar das 6 a. IEQ de Curitiba PR, especialista em Dons Espirituais e Ministeriais, Aconselhamento Cristão, Teologia Sistemática e Família.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2016

O Livro de Bibliologia foi elaborado através de uma abordagem histórica, bíblica e teológica, numa linguagem dialógica clara, para que você seja introduzido ao estudo da Bíblia com segurança. Com 104 paginas.

No capitulo 3, objetivo desta resenha, tem como titulo: Inerrância, Infalibilidade, Autoridade e Sacralidade da Bíblia. O autor inicia fazendo uma observação dos textos já registrados anteriormente, ou seja, a infalibilidade, a credibilidade e a autoridade dos textos bíblicos. Neste tópico, este assunto será abordado. Há algumas divergências em relação à inerrância. Neste sentido, oferecemos argumentos relativos aos conceitos desviantes.

O autor faz uma confirmação baseado na Inerrência e suas definições que a bíblia não contém erros, é totalmente verdadeira, Incluindo análises detalhado de ciência e história. Erikson nos apresenta uma definição clara e adequada: “Agora podemos definir o que entendemos por inerrância: A Bíblia, quando corretamente interpretada, de acordo com o nível a que cultura e os meios de comunicação haviam chegado na época em que foi escrita e de acordo com os propósitos a que foi destinada, é plenamente fidedigna em tudo que a firma”.

O autor relata sobre os falsos livros e falsas mensagens. Por isso faz-se necessário a preservação do escritos do Antigo Testamento e a revisão criteriosa da coleção de livros do Novo Testamento. E sobre veracidade o autor nos faz conhecer as características e definições de Canonicidade: Apalavra “cânon” vem do grego kanon, que significa uma “cana” ou “vara de medir”, ou “régua”. Também significa um modelo ou regra para julgar ou medir e indica uma regra, uma norma. Assim sendo, o cânon da Bíblia consiste naqueles livros considerados com mérito para serem incluídos nas sagradas Escrituras. Definição: “Canon” pode ser definido como: Os livros das Sagradas Escrituras aceitos pela igreja Cristã que contem a regra autoritária da fé e da pratica.

O autor ressalta que o capitulo relatando que II Macabeus: É um resumo da grande obra Jason de Cirene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com