TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kotlher

Artigo: Kotlher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Philip Kotler, "o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". O autor quando fala em direção, reforça sobre o âmbito de atuação, das macro políticas, macros objetivos, macro estratégia, das estratégias funcionais, políticas funcionais, objetivos funcionais e os filosofia de atuação da organização.

Podemos observar que o grau de interação entre o ambiente e a organização, pode ser positivo ou negativo e o neutro. O positivo seria o que favorece a organização, e o negativo aquele que traria elementos nocivos a organização , além destes dois temos o neutro que não trás nem benefício e nem prejuízo, e uma variável que fica na dependência de qual comportamento estratégico que a organização assumiu. Sendo assim, o planejamento estratégico vai prever o futuro da empresa e vai direcionar os elementos de crescimento a uma evolução lucrativa para o negócio.

Finalizando o planejamento estratégico é uma das ferramentas administrativas primordiais no sentido de mapear cenários futuros, e gerenciamento de informações vitais para a organização num contexto global tão competitivo. 2-DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo Mintzberg é uma “...forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.

É um processo de selecionar oportunidades e obtém-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e “construir” o futuro. (Pascale).

“O planejamento estratégico não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” ( Drucker, 1992, p.65)

3-CONCEITOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA-ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

A Administração Estratégica é conceituada como um processo contínuo e interativo que tem por finalidade manter uma empresa como um conjunto interligado ao seu ambiente.

Em tempos remotos, o processo de administração estratégica era esquematizado na maioria das vezes pelo departamento de planejamento das organizações. Os departamentos de planejamento nos dias de hoje, perderam um pouco de sua influência (CERTO, 1993).

O processo de administração estratégica tem a finalidade de manter uma organização como um conjunto integrado ao seu ambiente, num processo evolutivo, contínuo e interativo. O resultado conduz , no seu escopo, a ideia de que a administração estratégica é, a administração da mudança (ANSOFF, 1981). A gestão estratégica deve seguir a evolução de seus resultados. Tudo o que mudar no ambiente, novas avaliações do diagnóstico devem ser feitas e, como consequência, decisões novas devem ser tomadas.

É interessante lembrar que o plano deve ser refeito a cada n

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com