TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mansidão

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

O que é mansidão, como a buscamos e por que ela é essencial? (Sof. 2:2, 3)

Quando eu era um jovenzinho, uma das coisas que eu pensava em ser era carteiro. Eu admirava o trabalho deles e gostava da ideia de trabalhar na rua conhecendo lugares. Mas uma coisa me intrigava quando eu via um carteiro. Eu percebia que quase todos andavam com um pedaço de pau, um pedaço de cabo de vassoura dentro da bolsa e ficava aparecendo parte dele. Eu me perguntava pra que servia aquele pedaço de vassoura que eles carregavam? A resposta veio tempos depois e tem a ver com a qualidade bíblica que vamos analisar hoje.

Vamos ver? Sofonias 2:2,3 (deixem aberto)        

O que é mansidão? Pelo dicionário, ser manso é ter um temperamento brando, ser pacífico, sereno, humilde.

Então ser manso é ser um fraco?  Longe disso.          

Na Língua original, ser manso traz a ideia de amansar um animal bravo. Um cavalo antes de ser domado é forte, mas é inútil porque é bravo. Depois de ser domado torna-se manso e útil, mas não perdeu sua força. Podemos então dizer que ser manso é o mesmo que ter as rédeas das emoções em nossas mãos.

Temos excelentes exemplos de servos de Jeová que demonstraram mansidão na Bíblia

Moisés por exemplo, liderava uns três milhões de pessoas no meio do deserto, e era “o mais manso de todos os homens na superfície do solo”.

Três milhões de pessoas complicadas. Reclamavam. Maná caindo e reclamando. A nuvem protegia do calor de dia e eles reclamando. Noite coluna de fogo protegendo do frio extremo e os 3 milhões reclamando. Moisés era manso. Aqueles três milhões não.

-"Eu? Levar desaforo para casa? É ruim, hein! Mas nem morto! Você não me conhece!"

- "Espere aí, você não é cristão?"

- "Sou, sou cristão mas não tenho sangue de barata! Até lá no salão mesmo, se alguém pisar no meu calo, eu solto os bichos!!!"

- "Mas, irmão...

- "Que irmão o quê! Me larga, me larga!!"

Tem pessoa que é assim. É uma só, mas parece 3 milhões.

Se somos dos que agem assim, precisamos rever o que entendemos do Salmo 23:1. Lembram o que diz lá? Jeová é o Meu PASTOR.

Diz: Jeová é o meu toureiro? Não né. Diz Pastor. Não somos touros violentos. E se somos, não somos cuidados por Jeová. Porque ele é pastor e não toureiro.

Se ele é pastor, nós TEMOS que ser ovelhas.

O ovelha é um animal único: os outros fogem, dão coices, chifradas, gritam. Ela não. Ela espera, não se defende, se chegar a hora da morte simplesmente se deixa matar.

Suportar a injúria com paciência, sem irritação, ressentimento ou espírito de vingança. É uma qualidade difícil de cultivar. Mas necessárias para sermos chamadas ovelhas.

Digam uma coisa irmãos: Quem é que recebe mais carinho? O cachorro bravo ou o cachorro manso? Não é o manso?

E mais comida? O bravo? Ele passa fome! “ Não vou dar comida pra vigiar a casa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com