TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mariologia

Tese: Mariologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE TEOLOGIA JOÃO XXIII

PE. GENIVALDO DOS SANTOS

2014

I- O QUE É MARIOLOGIA?

Muitos confundem a Mariologia com as devoções e as várias espiritualidades marianas. É verdade que todas essas realidades estão inseridas na Mariologia, mas não é a sua completude.

a) Devoção: compreende a relação de entrega, confiança, súplica, discernimento, gratidão e louvor a Deus e aos santos. A devoção está no âmbito da religiosidade e práticas cultuais.

b) Mariologia: exercita outra dimensão da fé, isto é, o conhecimento. A Mariologia é um estudo sistemático e crítico, pois organiza as informações, apresenta e justifica a compreensão católica sobre a mãe de Jesus, ao mesmo tempo em que corrige os eventuais desvios, aponta para as limitações históricas e propõe novas interpretações, que sejam fiéis à Bíblia, à Tradição viva, ao Magistério da Igreja e à atualidade. Contudo a Mariologia conjuga razão e emoção, aceitação amorosa e busca. Reverencia a mãe de Jesus, reconhecendo seu lugar especial. Mas também ousa pensar, questionar, refletir, ponderar e propor alternativas visando uma fé madura.

II- CONTEÚDOS DA MARIOLOGIA

A Mariologia pode ser dividida em três grandes aspectos:

a) Mariologia Bíblica: mostra quem é Maria de Nazaré, enquanto figura histórica e simbólica da comunidade de cristãos das origens e reflete sobre o seu significado para os dias de hoje.

b) Maria na tradição da Igreja: compreende o desenvolvimento histórico e os aspectos críticos sobre as verdades marianas e compreende Maria na Liturgia e suas devoções.

c) Os Dogmas Marianos: estudo dos dogmas sobre Nossa Senhora e suas formulações dentro das verdades de fé na vida da Igreja. São quatro os Dogmas Marianos: 1) Maternidade divina; 2) virgindade Perpétua; 3) Imaculada Conceição; 4) Assunção de Maria.

Contudo, a Mariologia é o estudo da pessoa de Maria com o tríplice olhar da bíblia, do culto e do dogma. Procura responder: qual o lugar e a importância de Maria no projeto salvífico de Deus, iniciado na criação, mediado na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo e continuado pela ação do Espírito Santo na história?

III- OUTRAS ABORDAGENS

Há vários outros meios que procuram apresentar Maria na história e na vida como:

a) Leitura histórico-Cultural: comtempla como a comunidade cristã compreendeu a figura de Maria no começo dos tempos.

b) Ciências da Religião: faz uma análise das diferentes visões sobre a mãe de Jesus em diversos cenários religiosos e sócio-culturais, tanto no sincretismo religioso tradicional quanto nas formas fragmentárias da religiosidae pós-moderna.

c) Espiritualidade Mariana: apresenta Maria como modelo de vida para os cristãos e a Igreja.

d) Várias Teologias: são diversos os comentários sobre Maria e várias imagens apresentadas:

a. Teologia das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com