TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mbjnfgufg

Monografias: Mbjnfgufg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Uma das teorias de Jean Piaget é a Epistemologia Genética, é utilizada para transmitir o que chamamos de teoria do conhecimento. O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir como o sujeito passaria de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento. A epistemologia defende que o individuo passa por varias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida.

Piaget observa que em todas as pessoas há períodos evolutivos com determinados esquemas de ação, determinadas modalidades de regulação entre si e o ambiente, que se repetem pela assimilação e a acomodação, com determinados processos cognitivos evidenciados por meio de ações e palavras que expressam o estágio do pensamento. Analisa também os padrões evolutivos no desenvolvimento do pensamento, apartir do nascimento até o período da adolescência. Dessa forma Piaget descreve os passos do que ele denomina “inteligência”.

Construiu sua teoria na articulação de dois conceitos: Epistemologia (estudo dos conhecimentos) e Gênese (origem). Ele se dedicou a estudar como se origina o conhecimento, que condições são necessárias para que se passe de um conhecimento menos organizado para um conhecimento mais organizado. Dessa forma, a teoria de Piaget é, primeiramente, uma teoria do desenvolvimento, e os esquemas de conhecimento são precisamente o que se desenvolve. A lógica do desenvolvimento é o desenvolvimento da lógica.

Segundo a Teoria Epistemológica Genética, conforme surgem solicitações do meio, as estruturas da inteligência vão se construindo e, a partir de novas solicitações, o sujeito tem a possibilidade de reorganizá-las, vivenciando constantes mecanismos de assimilação de novos objetos a esquemas já existentes e mecanismos de ampliação do conhecimento denominados acomodação. O resultado das sucessivas assimilações e acomodações é chamado por Piaget de equilibração(conceito central da sua teoria construtivista do conhecimento). Assim, quando as estruturas que o sujeito já construiu não lhe permitem assimilar um novo objeto de conhecimento, isto é, determinado objeto é resistente, provoca uma perturbação no sujeito, o desequilíbrio é desencadeado.

Para o autor, o recém-nascido traz consigo condições de vir a se tornar inteligente e, conforme age sobre o mundo constrói estruturas que lhe permite cada vez mais se adaptar às novas situações, de maneira a construir estágios sucessivos de desenvolvimento. Uma das principais tarefas da Teoria da Epistemologia Genética foi exatamente estabelecer o caminho da inteligência, desde o nascimento até a possibilidade do raciocínio abstrato do adulto.

Os estágios do desenvolvimento da inteligência apresentados pela teoria psicogenética são assim denominados:

Período Sensório-Motor: (recém-nascido e o lactente - 0 a 2 anos) a característica central do primeiro período de desenvolvimento, denominado sensório-motor, é a inexistência de representações e ou imagens mentais dos objetos que entornam a criança. (Nesse período o conhecimento se processa a partir de impressões que chegam ao organismo, via órgãos dos sentidos, por isso a denominação de Sensório – da sensação e Motora – do movimento motor).

Período pré-operatório (ou a primeira infância - 2 a 7 anos)

Período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com