TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalidade

Monografias: Multiculturalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Multiculturalidade ou Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de várias culturas numa localidade, região ou país, sem que uma delas predomine, por vezes separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”. Quando as diversas culturas estão misturadas e inter-relacionadas, designa-se por Melting Pot (caldeirão).

Como exemplo de sociedades deste tipo podemos apontar o Canadá, a Austrália, o Brasil e os EUA.

Em oposição ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência do Monoculturalismo existente na maioria dos países do mundo e que pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento.

A Multiculturalidade defende a aceitação das diferenças que existem entre as pessoas de várias culturas na linguagem, nas tradições, no vestuário, na religião, na forma como as sociedades se organizam, na sua concepção da moral e na maneira como interagem com o ambiente.

MULTICULTURALIDADE EM PORTUGAL

Em Portugal a gestão da diversidade cultural, no acolhimento e integração de imigrantes, faz-se através de um modelo intercultural.

No modelo intercultural as diferentes comunidades e indivíduos, afirmam-se no cruzamento e mistura cultural, sem imposição (obrigação) da cultura dominante. É um modelo interactivo e relacional. Muito mais do que a simples aceitação do “outro” a verdadeira tolerância numa sociedade intercultural propõe o acolhimento do outro e a transformação de ambos construindo um novo “Nós”.

A interculturalidade evita situações em que alguém seja obrigado a optar por uma tradição relativamente à outra. Assim, ao mesmo tempo que se dá uma progressiva adaptação e identificação com a sociedade de acolhimento, respeita-se a ligação à cultura de origem.

Essa ligação mantém-se na possibilidade do ensino da língua e cultura maternas, nas celebrações, nas expressões culturais e artísticas e ainda na manutenção do convívio com os conterrâneos que vivam em Portugal.

Em Portugal existe um “Plano para a Integração dos Imigrantes” baseado na interculturalidade que passa pela formação diferenciada dos profissionais de saúde, dos professores e pela divulgação da diversidade cultural através dos meios de comunicação social.

As diferentes comunidades existentes em Portugal nomeadamente a Brasileira, a Africana, a Chinesa, a Indiana e a Europeia de leste dispõem actualmente de meios que lhes permitem desenvolver as suas tradições e culturas e simultaneamente adquirir as portuguesas.

Conclusão

Apesar de Portugal ser um país pequeno, recebe comunidades com grandes diferenças culturais e consegue viver com elas harmoniosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com