TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neopentecostalismo

Trabalho acadêmico: Neopentecostalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................4

2. Uma novidade ao Pentecostalismo .........................................................5

3. A confissão positiva ....................................... ......................................7

4. A teologia da saúde perfeita...................................................................10

5. A teologia da prosperidade ..................................................................12

6. A magia .................................................................................................13

7. Conclusão ............................................................................................14

8. Referências bibliográficas ....................................................................15

1. INTRODUÇÃO

O Neopentecostalismo surgiu no Brasil em meados dos anos 70, trazendo uma forma contemporânea de pregar a palavra de Deus, bem como um método extraordinário de lotar igrejas.

A população evangélica teve um crescimento altíssimo nas últimas décadas no Brasil, resultado desta nova idéia, a qual não prioriza a fidelidade e santidade a Deus, mas colocam em primeiro lugar os desejos das pessoas.

Para isso, muitas vezes a bíblia é deturpada, as palavras ditas por Deus são omitidas ou transformadas em alegorias que satisfazem somente a vontade de ter seus problemas e aspirações resolvidos.

Nesse sentido, discorreremos nossa pesquisa sobre o sentido e conceito do neopentecostal, as perspectivas e algumas características mais marcantes destes acontecimentos, à luz do evangelho que estudamos, originário da palavra de Deus.

2. UMA NOVIDADE AO PENTECOSTALISMO

O prefixo “neo”, que significa “novo”, demonstra de forma transparente uma nova roupagem do pentecostalismo, ou seja, uma novidade, algo que nasceu trazendo figuras criadas recentemente para dar continuidade a pregação da palavra e conhecimento do evangelho.

Os pentecostais, que conhecemos de forma bem profunda, por sermos um destes, buscam e priorizam o ensino da palavra genuína, levando em conta o descrito na Bíblia Sagrada, sem aumentar ou diminuir uma palavra ou metáfora sequer.

Na necessidade de adequar a sociedade a uma religião, foram criadas novidades para contentá-los, pois esta caminha a passos bem largos para a vinda de Cristo, haja vista seu desleixo com as coisas espirituais.

A igreja católica, que ainda é muito conservadora, também já foiinvadida pelas novidades, notamos então a existência dos Católicos Carismáticos, que trouxeram o fim das missas realizadas de forma mais sacra e em idioma diverso do português, por liturgia.

Na Wikipédia, site universal de enciclopédia da língua portuguesa,podemos ver o surgimento e alguns pontos destaque no nosso tema:

“ Neopentecostalismo ou Terceira Onda do Pentecostalismo é uma vertente do evangelicalismo que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais (batistas, metodistas, etc). Surgiram sessenta anos após o movimento pentecostal do início do século XX, em 1906, na Rua Azuza, ambos nos Estados Unidos.

Em alguns lugares são chamados de carismáticos, tendo como exceção o Brasil, onde essa nomenclatura é reservada quase exclusivamente para um movimento dentro da Igreja Católica chamado Renovação Carismática Católica, mas aos poucos o termo vem sendo resgatado por pentecostais e neopentecostais no País, por exemplo, a "paróquia" Capela Carismática (Manaus), que faz parte da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil.

No Brasil, as igrejas mais representativas dessa corrente são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Batista Nacional, a Igreja Fonte da Vida de Adoração, a Igreja Mundial do Poder de Deus, oMinistérioNova Jerusalém, a Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (de ValniceMilhomens) e o Ministério Internacional da Restauração- MIR. Fazem parte ou se aproximam do Protestantismo Apostólico, que aceitam apóstolos, bispos e pastores ou missionários presidentes que norteiam o rumo de suas igrejas no País e pelo mundo. Tem um evangelismo massivo (boa parte delas possuem ou se utilizam de TVs, rádios, jornais, editoras ou literaturas próprias e portais ou sites).”

Então, notamos que o evangelismo é enorme, Deus é dito em todos os lugares, seu nome é conhecido, mas faltam ingredientes necessários para pregação da original palavra de Deus.

3. A CONFISSÃO POSITIVA

A fé genuína é crer que pode acontecer algo, mesmo que nossos olhos humanos não estejam enxergando, “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”, texto de Hebreus 11:1, é crer que Deus é poderoso para fazer acontecer o que for da sua vontade na nossa vida, levando em consideração que Ele supre o desejo do coração do justo.

Para os neopentecostais, a fé é uma confissão positiva, ou seja, trazer à existência em nossa vida aquilo que falamos com a boca, então se determina o que Deus deve realizar e afirmando que acontecerá, surge o crer que realmente se concretizará.

Dessa forma, o crente para demonstrar que tem fé, deve ter saúde plena física, espiritual, emocional, ter sucesso profissional, familiar, ter dinheiro e tudo o que determinar o que quer para si. Se surgirem dificuldades na sua vida este é incrédulo, tem fé insuficiente e uma vida de maldições.

Totalmente diferente do que aprendemos na vida de Jó, homem fiel a Deus e íntegro, o qual o diabo pediu permissão para tocar em sua vida e Deus permitiu, exatamente para provar ao diabo que Jó era fiel, independente das bênçãos que já havia recebido - Jó 1:8-12:

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com