TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino

Artigo: O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino

ROBERT D. HALES

Of the Quorum of the Twelve Apostles “Nosso batismo e confirmação são a porta de entrada para Seu reino. Quando ingressamos, fazemos o convênio de sermos de Seu reino, para sempre!”

Há uma frase bastante conhecida que diz: Estar no mundo sem ser do mundo. (Ver João 17:11, 14–17.) Nossa existência mortal é necessária para cumprir o plano de salvação. Precisamos, portanto, viver neste mundo, mas devemos também resistir às influências mundanas que sempre nos rodeiam.

Jesus ensinou: “O meu reino não é deste mundo”.(João 18:36)Essas palavras levaram-me a ponderar mais sobre Seu reino. Concluí que quando somos batizados por imersão por alguém com a devida autoridade do sacerdócio e optamos por seguir nosso Salvador, passamos a estar em Seu reino e a ser de Seu reino. Será que realmente sabemos o que significa estar em Seu reino e ser de Seu reino?

Para sermos do reino de Deus, precisamos dar ouvidos à admoestação do Salvador: “Segui-me”.(2 Néfi 31:10)Néfi ensinou que seguimos Jesus ao guardarmos os mandamentos do Pai Celestial. “Portanto, meus amados irmãos, poderemos nós seguir a Jesus se não estivermos dispostos a guardar os mandamentos do Pai?” (2 Néfi 31:10)

Por ocasião do batismo, fazemos convênio com nosso Pai Celestial de que estamos dispostos a entrar em Seu reino e a guardar Seus mandamentos a partir daquele momento, embora ainda vivamos no mundo. O Livro de Mórmon lembra-nos que, em nosso batismo, nos comprometemos a “servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que [nos encontremos], mesmo até a morte; para que [sejamos] redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que [tenhamos] a vida eterna”. (Mosias 18:9; grifo do autor)

Quando somos batizados e confirmados membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e recebemos o dom do Espírito Santo, tornamo-nos “concidadãos” com o Salvador no reino de Deus(ver Efésios 2:19)e devemos “[andar] em novidade de vida”. (Romanos 6:4)

Quando compreendermos nosso convênio batismal, nosso batismo modificará nossa vida e estabelecerá nossa total fidelidade ao reino de Deus. Quando as tentações nos confrontarem, se abrirmos os ouvidos, o Espírito Santo nos fará lembrar que prometemos recordar nosso Salvador e guardar Seus mandamentos.

O Presidente Brigham Young declarou: “Todos os santos dos últimos dias fazem o novo e eterno convênio ao filiarem-se a esta Igreja. Fazem o convênio de deixar de apoiar, defender e sustentar o reino do diabo e os reinos deste mundo. Fazem o novo e eterno convênio de apoiar o reino de Deus e nenhum outro. Assumem o compromisso solene, diante dos céus e da Terra, … de que defenderão a verdade e a justiça em vez da iniqüidade e da mentira e que construirão o reino de Deus e não os reinos deste mundo”. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young[1997], pp. 62–63)

É tão importante entrar no reino de Deus que Jesus foi batizado a fim de mostrar-nos “quão estreito é o caminho e quão apertada é a porta pela qual [deveremos] entrar”.(2 Néfi 31:9)“Mas, embora sendo santo, mostra aos filhos dos homens que, segundo a carne, se humilha ante o Pai e testifica-lhe que lhe será obediente na observância de seus mandamentos.” (2 Néfi 31:7)

Nascido de mãe mortal, Jesus foi batizado para cumprir o mandamento de Seu Pai de que os filhos de Deus devem ser batizados. Ele deixou o exemplo para que todos nos humilhemos diante de nosso Pai Celestial. Ele foi batizado para testificar a Seu Pai que seria obediente na observância de Seus mandamentos. Foi batizado para mostrar-nos que deveríamos receber o dom do Espírito Santo. (Ver 2 Néfi 31:4–9.)

Ao seguirmos o exemplo de Jesus, nós também demonstramos que nos arrependeremos e seremos obedientes aos mandamentos de nosso Pai Celestial. Humilhamo-nos com o coração quebrantado e o Espírito contrito ao reconhecermos nossos pecados e buscarmos o perdão de nossas ofensas. (Ver 3 Néfi 9:20.) Fazemos convênio de que estamos dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo e recordá-Lo sempre.

“Porque a porta pela qual deveis entrar é o arrependimento e o batismo com água; e recebereis, então, a remissão de vossos pecados pelo fogo e pelo Espírito Santo.

E estareis então no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna; sim, havereis entrado pela porta; havereis procedido segundo os mandamentos do Pai e do Filho; e havereis recebido o Espírito Santo, que dá testemunho do Pai e do Filho em cumprimento da promessa que vos fez de que, se entrásseis pelo caminho, receberíeis.” (2 Néfi 31:17–18)

Essa é a promessa que nos foi feita quando entramos para o reino por meio do batismo e quando, por imposição de mãos, nos foi conferido o dom do Espírito Santo e fomos confirmados membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — ou seja, tornamo-nos cidadãos do reino de Deus(ver Efésios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com