TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espirito Santo

Dissertações: O Espirito Santo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  11.262 Palavras (46 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 46

O ESPÍRITO SANTO

Billy Graham

Ativando o Poder de Deus em Sua Vida

ÍNDICE

Prefácio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

Introdução: O Anelo do Homem – O Presente de Deus . . . . . . . . . . 6

1. Quem é o Espírito Santo? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

2. Quando o Espírito Santo Veio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

3. O Espírito Santo e a Bíblia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38

4. O Espírito Santo e a Salvação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50

5. O Batismo com o Espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

6. O Selo, o Penhor e o Testemunho do Espírito Santo . . . . . . . . . 77

7. A Luta Interior do Cristão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85

8. A Plenitude do Espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103

9. Como Ficar Cheio do Espírito Santo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118

10. Pecados contra o Espírito Santo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134

11. Os Dons do Espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143

12. Outros Dons do Espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162

13. Os Dons de Sinais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172

14. O Fruto do Espírito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197

15. O Fruto do Espírito: Amor, Alegria, Paz . . . . . . . . . . . . . . . . . 205

16. O Fruto do Espírito: Longanimidade, Benignidade, Bondade 215

17. O Fruto do Espírito: Fidelidade, Mansidão Domínio Próprio 223

18. A Necessidade da Presente Hora . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235

Notas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246

PREFÁCIO

Uma velha lenda indígena conta de um índio que desceu das montanhas e pela primeira vez viu o oceano. Maravilhado com o que via, ele pediu um balde. Depois entrou um pouco mar a dentro e encheu o balde. Quando lhe perguntaram o que estava fazendo, ele respondeu:

– Lá nas montanhas meu povo nunca viu as Grandes Águas. Vou levar este balde cheio para eles, para que possam ver com que elas se parecem.

Pouco antes de morrer o papa João XXIII, perguntaram-lhe qual a doutrina da igreja que mais precisava ser reenfatizada hoje em dia. Ele respondeu: – A doutrina do Espírito Santo.

Alguns anos atrás minha esposa e eu tivemos o privilégio de passar alguns dias na Suíça, hóspedes do Dr. Karl Barth, o eminente teólogo suíço. Em uma das nossas conversas eu lhe perguntei qual seria a próxima ênfase da teologia. Ele respondeu sem hesitação: – O Espírito Santo.

Tentar escrever um livro sobre um assunto tão vasto como é a Espírito Santo é como tentar pôr o oceano em um balde. O assunto não tem limites – e as nossas mentes são tão limitadas.

Na verdade este livro teve início como parte da minha peregrinação espiritual. Durante o meu ministério de evangelista fui tendo uma compreensão crescente do ministério do Espírito Santo. Em anos recentes minha atenção se prendeu de maneira nova pelo ministério da Espírito Santo, devida ao renovado interesse em Sua obra que está se manifestando em muitos lugares no mundo. Sentindo que eu mesmo precisava saber mais, comecei um estudo sistemático do que a Bíblia ensina sabre a pessoa e a obra do Espírito Santo. No começo eu não tinha a intenção de escrever um livro, mas quanto mais eu me aprofundava na assunto, mais eu notava idéias erradas e mesmo desconhecimento em relação à Terceira Pessoa da Trindade em muitos círculos cristãos.

Em parte eu estava hesitando para escrever este livro. Mas, escrevendo-o, eu tive uma nova visão do ministério do Espírito Santo; ajudou-me também a compreender a atuação do Espírito Santo na nosso mundo de hoje em dia. Meu desejo e oração é que este livro possa servir de informação e esclarecimento para muitos cristãos. E que seja um livro unificador. O Espírito Santo não veio para dividir os cristãos mas, entre outras razões, Ele veio para nos unificar.

Minha única preocupação foi visualizar o que a Bíblia tem a dizer sobre o Espírito Santo. A Bíblia – inspirada pelo Espírito Santo – é nossa única fonte de informação digna de confiança, e toda análise bem fundamentada da pessoa e da obra do Espírito santo tem de ser buscada biblicamente. Entendi, como nunca antes, que há algumas com que nunca compreenderemos totalmente, e que alguns assuntos permitem interpretações diferentes por cristãos sinceros. Em áreas onde há diferenças honestas entre cristãos eu temei não ser dogmático.

Estou muito agradecido que o Espírito Santo está operando em nossa geração, tanto no despertamento da Igreja como no evangelismo. Que Deus use este livro para renovar e desafiar a muitos.

Devo muito a diversas pessoas que me ajudaram enquanto escrevia este livro. Sou grato a meu colega Roy Gustafson, que foi o primeiro a sugerir que eu escrevesse sobre este assunto. Algumas pessoas foram especialmente úteis lendo os primeiros esboços do manuscrito, em partes ou na todo, e fazendo sugestões construtivas – inclusive o Dr. Harold Lindsell (ex-editor do revista Christianity Today), Paul Fromer (do Wheaton College), Canon Houghton (ex-diretor do British Keswick), Dr. Thomas Zimmermann (superintendente Geral das Assembléias de Deus nos EUA), Dr. Merrill C. Tenney (Deão emérito da Wheaton Graduate School) e Dr. Donald Hoke (Secretário do Comitê de Lausanne para Evangelização Mundial). Sou grato também pela bondade do Sr. e da Sra. Bill Mead, que generosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com