TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Humilhado ou Exaltado

Por:   •  8/5/2017  •  Seminário  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 16

De onde vc saiu humilhado, você retornará exaltado - Ester 5.1

Repita comigo: ao 3º dia – Ester se vestiu de vestes reais. E hoje, o Senhor também irá te vestir de vestes reais. Toma o seu assento aplaudindo e glorificando a Deus.

Período da diáspora (ver o que é – fazer comentários).

Esta história se passa durante o reinado do rei Assuero. E no seu reinado, vivia ali, um povo disperso em relação a sua cultura. Quem era este povo? Era o povo Judeu! Estavam todos vivendo na perfeita paz - Eles faziam a política da boa vizinhança. Sabe qual? Aquela onde vc não mexe comigo e eu não mexo com você. Na vida real também é assim, não é mesmo? É normal ficar acostumado com o comodismo.

Lembra de Daniel? Até ele estava em um cargo de confiança e parece que tudo ia “bem”. Mas sabemos que quando tudo vai bem, é o tempo de vigiar mais. Porque irmãos? Porque os problemas sempre vêm. Toda aliança, toda amizade, toda parceria, precisa ser renovada dia a dia. Principalmente a nossa com Deus.

Existia ali, um homem que queria receber honra. Mas honra é honra e bajulação é bajulação. Mas tem gente que precisa se alimentar de bajulação. Sim ou não? Hamã era um desses caras. Toda vez que ele passava, todos se prostavam à ele, mas tinha um homem não se dobrava, que não se curvava à ele. Quem era este homem? Mardoqueu, um servo Judeu! O povo de Deus é assim não é mesmo? Pelo menos deveria. Só deve se dobrar para as coisas de Deus. Não é assim que acontece? Sim ou não?

Uma das coisas que satanás detesta e fica furioso é com o crente que não se dobra e não sai da posição; é o nosso posicionamento que dá uma bofetada no inimigo. Tá ruim, mas eu estou posicionado; tá faltando dinheiro, mas eu não saio da posição. Aqueles que estão na igreja, mas estão fora da posição, satanás brinca, mas eu creio que vc está no caminho e não sairá da posição de maneira nenhuma. Vc irá permanecer. Diga amém!

Uma das fases da vida que devemos sempre vigiar é a Lei da semeadura. Muito se tem pregado sobre esta lei nos dízimos e nas ofertas, mas ela é muito mais abrangente. Ela simplesmente diz que tudo aquilo que vc plantar; vc também colherá. Vc está plantando amor? Vai colher amor...

Mas voltado ao fato que Mardoqueu não se dobrava, esta ação irá mudar uma parte da história. Vejamos:

No livro de Ester, nos primeiros capítulos, vemos que o Rei Assuero, está dando uma festa para diversos convidados ilustres, como príncipes e outros convidados. Depois de muito mostrar, ostentar o seu poderio, as suas riquezas, ele agora decide mostrar sua rainha que também dava um banquete para as suas convidadas. Acredito que era para as esposas dos príncipes e convidados do Rei. Mas o rei manda chamar a rainha, cujo nome era Vastir. O rei deseja agora mostrar a formosura da sua esposa.

Mas vasti não se apresentou. Porque? Vasti estava com suas damas. Quem era essas damas? Eram as mulheres judias que tinham sido trazidas como escravas e agora serviam a rainha Vastir. Eram obrigadas a satisfazer todos os desejos dela. Trabalhavam no sábado, contrariando as leis judaicas, e também, estavam servindo totalmente nuas no palácio. Elas tinham que obedecer. Vasti sabia sobre as leis espirituais daquelas meninas. Mas não se importava com isso. Aquelas meninas faziam a diferença. Sabe qual? Elas obedeciam! Sabe porque? Quem justifica é Deus. E Ele sempre tem um plano para livrar o seu povo. E neste momento, Deus entra na História.

O rei manda chamar Vastir. Ele queria ostentá-la. Afinal ela era muito bonita! Acredito que tal fato aconteceu depois de muitas taças de vinho... Já ouvi alguns pregadores dizer que vastir não se apresentou porque não queria se rebaixar, se apresentando da forma que o rei queria: mostrar sua formosura, seu corpo escultural. Suas vestes seria apenas a coroa real e um véu transparente. Mas podemos também comjecturar que vasti não se apresentou porque estava tendo um ataque de dermatite (placas pelo corpo) e por isso não quis se apresentar.

Sabe o que entendemos com isso meus irmãos? Que devemos estar preparados para se apresentar ao rei, pois quando o rei chama, as vezes não dá tempo de maquear as nossas imperfeições. Quando Deus nos chama e nós dizemos não, Ele rapidamente planeja outro para ocupar o nosso lugar. Então meus irmãos não diga não para Deus. Se mantenha na posição!

A rainha Vastir manda dizer ao rei que não iria. Vc pode pensar que era o querer de vastir, mas eu digo que já era ação de Deus.

Meu irmãos, deixa eu te dizer uma coisa:

Se tem alguém te humilhando, te sugando, achando que é melhor que você, se desfazendo de vc meu irmão; não esquente; não saia da posição; se mantenha firme porque quem justifica é Deus. Está posicionado? Fique tranquilo, mas vigie. Use as armas que Deus te dá: oração, jejum, deixe vir a humilhação, pois no final, vc será exaltado.

Quem te escolheu foi Deus. Quando o homem levanta, o próprio homem tira, mas quando Deus levanta, está para nascer o homem que irá tirar. Só Deus pode fazer isso meu irmão.

Mas eu te pergunto: vc já teve uma vasti na vida? Quem já teve? É difícil não? Mas não desista. Deus está na direção. Quem está no controle do leme é Ele.

Passa um tempo e Vasti não se apresenta. O rei está sozinho e pensando naquela desfeita. Então chama os conselheiros que dizem ao rei para escolher nova rainha em lugar de Vastir. Só que agora a escolha será em todo o reino e não precisará ser de origem real. Deverá ser escolhida a mais bela mulher e aquela que o rei decidir, será a rainha.

Neste momento os planos de Deus começa a se realizar: um Judeu de nome Mardoqueu que estava sempre a porta do rei e fora trazido como escravo, este, criava uma menina de nome Radassa que significa uma planta que nasce na lama. Aí, começamos a ver o que Deus faz: ele tira quem Ele quer da lama e transforma em estrela. Não as estrelas de cinema, da música, porque muitas dessas estrelas já se perderam na fama, nas drogas, na prostituição. Mas na estrela real. Então o nome de Radassa passa a ser Ester. A estrela escolhida por Deus.

Mesmo sendo escolhida por Deus. O homem acha que ainda está no controle. Não é assim que acontece? Então Mardoqueu vendo o comunicado real dizendo que rei escolheria uma nova esposa real e que poderia se inscrever todas as mulheres do seu reino, Mardoqueu faz o cadastro de Ester e pede para ela não dizer que era oriunda do povo Judeu. Ester na obediência, obedece o seu tio e vai até o palácio e participa da seleção, assim como diversas outras moças. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com