TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE OU QUEM ESTOU EDIFICANDO

Por:   •  20/5/2019  •  Ensaio  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

Ag 1 e 2

Sermão nº 0001 - Ag 1 e 2 (nº 001 de 12.05.2019)

Texto Bíblico: Ag 1 e 2

Título: O QUE OU QUEM ESTAMOS EDIFICANDO?

Autor: Higor de Albuquerque

Pregador: Higor de Albuquerque

Local da Pregação: Igreja Celebrai

Data da Pregação: 12/05/2019

Motivo do Sermão: Culto de Ceia

INTRODUÇÃO

      Hoje é um dia especial, é dia das Mães. Uma data comemorada em todo planeta para homenagear aquela que nos carregou no ventre durante 9 meses, alguém assim tão especial merece nossa gratidão e alegria. E também hoje é dia da Santa Ceia do Senhor, um dia especial onde trazemos a memória o que nos dá esperança todos os dias de nossa existência terrena, o dia em que o Verbo que se fez carne O cordeiro de Deus nos ensinou essa prática para que pudéssemos lembrar de sua volta.

      Meditando a respeito destas duas comemorações entendo que há uma similaridade entre elas, afinal ambas falam de se doar, claro que em aspectos distintos. Uma palavra me veio à mente GRATIDÃO, o que é ser grato, será que somos gratos?

      Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

     Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

    A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato.

    Também deriva de gratia, que significa GRAÇA.

    Entendendo que a gratidão nada mais é que a GRAÇA de DEUS, e como podemos ser Gratos, reconhecer tudo que Ele fez e faz por nós?

    E a melhor maneira de demostrar isso, afinal gratidão e reconhecimento não se expressa somente com palavras, mas com atitudes que corroboram com elas, então fica a pergunta: O QUE OU QUEM ESTAMOS EDIFICANDO?

DESENVOLVIMENTO

     Para responder esta pergunta vamos utilizar o livro do profeta Ageu, nos seus 02 capítulos.

     Ageu foi um profeta que viveu no tempo da reconstrução do templo de Jerusalém. Deus usou Ageu para encorajar os judeus a completar o trabalho, apesar da oposição dos inimigos. Em seu livro, Ageu convidou o povo a se dedicar mais às coisas de Deus.

     No tempo do profeta Ageu, os judeus estavam debaixo do domínio persa. Anos antes, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, tinha conquistado Jerusalém e destruído o templo de Deus. Ele levou muitos judeus para o exílio na Babilônia, que ficaram lá durante 70 anos.

    Depois dessas coisas, a Babilônia foi conquistada pelo império Persa. Como sinal de favor, o rei da Pérsia permitiu que os judeus voltassem a casa e reconstruíssem o templo. Mas havia muita oposição na região. Os judeus começaram a construção, mas logo desistiram, porque as autoridades estavam contra eles e não tinham muitos recursos.

     O livro de Ageu é curto, mas tem uma mensagem importante. NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR O TRABALHO PARA DEUS.

     Os judeus estavam dizendo que não era hora de construir o templo, porque estavam mais preocupados com seu próprio conforto. Mas quanto mais focavam em si próprios e ignoravam as coisas de Deus, menos prosperavam! Eles tinham perdido o foco do principal e estavam sofrendo as consequências (Ageu 1:9-11).

     Muitas vezes, com as preocupações da vida, ficamos com as prioridades erradas. Buscamos apenas riqueza e coisas materiais, mas esquecemos da missão de Deus. O crescimento do evangelho deixa de ser importante em nossa vida.

     Porém, a Bíblia nos ensina a buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33). Quando nos dedicamos a cumprir a missão que Deus nos dá, Ele cuida de nossas outras necessidades. O povo que coloca Deus em primeiro lugar é abençoado.

     Como então buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, afinal é vivemos tão atarefados e com tempo tão escasso?

     Inicialmente todas essas questões sempre existiram, mas o que difere aqueles que conseguem chegar a um nível de conquista e fé maiores têm uma característica em comum que se chama PRIORIDADE.

     Nossa vida é regida por algo que é igual para todos, o TEMPO, as 24 horas são as mesmas para mim e para você, não há como cada um possa ter um segundo a mais do que outro. A grande diferença está em como administramos esse tempo. Hoje entendemos que o tempo é divido em três categorias, ou partes que são: A IMPORTÂNCIA, A URGÊNCIA E O CIRCUSTANCIAL. (falar sobre cada um)    

     Mas há também três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos, problemas que não dependem de raça, cor ou credo estes fazem parte da humanidade e quero falar a respeito destes problemas, porém antes de falar sobre, quero lhe dizer que há solução para estes.

     1º PROBLEMA - DESINTERESSE (1.1-15)

     O povo havia retornado do exílio com o propósito determinado de reconstruir o templo de Jerusalém (Ed.1:2-4) e eles haviam iniciado sua tarefa determinada; mas a oposição apareceu, e o trabalho cessou. O povo havia se tornado mais preocupado com a construção de casas bonitas para eles mesmos, talvez numa tentativa de apagar a memória do seu exílio numa terra estranha (1.4).

     E qual o sinal quando o desinteresse nos atinge.

       * NÃO TEMOS RESULTADOS, SOMOS INFRUTÍFEROS.    

        Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo o esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes.

        Após ver seu problema, o povo então precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem, afim de que Deus seja glorificado, se eles ENTREGAREM a ele os que eles têm (1.8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com