TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TOTEMISMO

Por:   •  9/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

SEMINÁRIO TEOLÓGICO

NAZARENO DO BRASIL

EM VILA JOANIZA

CIÊNCIA DA RELIGIÃO

O TOTEMISMO

MICHAEL DOUGLAS SANTIAGO DAS MERCEDES

ORIENTADOR: Rev. Marco Barros

Rio de Janeiro, 02 de Julho de 2018.

O TOTEMISMO

O totemismo significa "símbolo sagrado", a Etimologia da palavra Dodeim que

significa "Aldeia" ou "família" e deriva da palavra "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte.

O totemismo é constituído de quatro ideias fundamentais: Totem, Mana, Tabu

e os Ritos é o símbolo, emblema, brasão adotado por famílias tribos ou clãs que o consideram não  somente como um símbolo mas como protetores ancestrais. Pode ser representado por animal planta, ou outros objetos. É um símbolo de veneração em cultos de grupos como um talismã. Em algumas culturas o Totem é simbolizado por brasões de uma família ou em um grupo que consiste em um símbolo sobrenatural dentro de uma certa sociedade. Em culturas mais primitivas é utilizado um artefato de madeira como carranca , postes ídolos, estátuas com desenhos feitos com sangue, pois representam o sagrado barro ou pedra ou ouro que é passado de geração em geração. É uma crença religiosa que liga o ser humano a um ser espiritual em adoração levando o indivíduo a uma relação do natural com o sobrenatural. Como uma religião primitiva está ligada comumente a cultura antigas como o Xamanismo entre outros tornando assim aquilo que o adora como sagrado sendo assim o Totem não poder ser morto, comido ou tocado. Vemos claramente em culturas Indianas e Egípcias veneração a Formiga, Elefante, Rã, Piolhos outros animais. Umas da peculiaridade do Totem é que a pessoa se liga a sua deidade e acaba levando o nome do animal, se pintam com as cores e o sangue, marcam seus corpos com desenhos e pinturas, cortes de cabelos, penas, peles que simboliza claramente o clã ao qual pertencem e o Totem que adora. Essas pinturas, marcas e vestimenta representa a força e o poder que representa o totem. Outros Totens são elementos da natureza como chuva, relâmpagos, trovões, Sol, Lua e etc.

A Bíblia também demonstra o Totemismo quando algumas culturas pagãs

utilizavam esses elementos para seus cultos e os tinham como sagrados. Vemos quando Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão, Mica, o Levita seus ídolos em Juízes 17 A estátua de Nabucodonosor entre outros.

Vemos com isso que o totemismo, assim como a mitologia grega, coloca o

divino em tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com