TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é religião

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 14

  No livro “O que é religião” Rubem Alves, dividido em nove capitulos o autor faz uma análise do que é religião, seus fenômenos, a cultura religiosa e como ela foi perdendo seu espaço e quando se pensava que ela estava morta, resurge com força.

Perspectivas

  Rubem Alves já começa apontando para o fato que no passado os homens eram educados e tudo girava em torno da religião, os que não criam eram raros, e tinham vergonha de apresentarem seus questionamentos e descrenças, e os que se ousavam declarar-se sem religião eram jogados na fogueira. A sociedade tudo enterpretava pela religião, a música, a filosofia, o bem o mal.

  Mas com o avanço da ciência, da tecnologia, da industria, dos bancos, o mundo religioso foi sendo substituido, o sagrado foi se extinguindo, experiências religiosas, visões, milagres foram perdendo espaço na vida cotidiana, mas o autor também mostra que quando a dor, o luto, a doença bate na porta dos individuos, muitos voltam-se para os curadores, os benzedores, os sacerdotes, os profetas que estes rezam suplicam sem nem ao menos, sem nem ao menos saberem a quem. São nessas situações que Rubem aponta o fenômeno religioso e seu estudo como um espelho em que nos vemos.

Os Símbolos da Ausência

  Neste capítulo o autor faz uma comparação do mundo animal e do mundo humano. Partindo primeiro do mundo animal, ele mostra como através dos anos a adaptação física fez-se necessário, dentes, garras, cascos, venenos, odores, que os animais tiveram que aguçar seus sentidos, misturar-se ao ambiente, e que todo esse processo é o mesmo até o dia de hoje, o que os passáros cantavam a milhares de anos, ainda hoje cantam, as colmeias são feitas da mesma maneira pelas abelhas, dos moluscos. Ele traz a ideia de um ciclo biológico completo, fechado e perfeito.

  No mundo dos homens o autor mostra que cada um seguirá seu própio caminho, gostos, talentos, visão do mundo, inspiração, imaginações, que alguns cometeram suicídio, outros serão capazes de se entregarem a morte por um ideal, serão revolucionários, outros renunciarão a vontade, o prazer, e que outros se entregarão a toda sorte de vícios.

  Enquanto no mundo animal, eles simplesmente seguem o ciclo da vida, no mundo humano a criança tem que ser educada, conseguimos isso quando fazemos gestos, contamos histórias.

  Rubem Alves aborda o abandono do pronto, vindo da natureza. Para o que ele chama de cultura: homens fazem jardins, pintam quadros, constroem altares, para estes atos e outros eles confessam que não tem respostas, para esse esforço humano de mudanças que ele chama de “mistério antropológico”. Partindo da psicanálise o autor deduz que “o homem faz cultura a fim de criar os objetos do seu desejo”. E que estes quando não se realizam tornam-se em símbolos, e estes simbolos são como os horizontes.”Quanto mais deles nos aproximamos, mais fogem de nos. E, no entanto, cercam-nos atrás, pelos lados, à frente.” E que estes são como referêcias no nosso caminhar. Segundo Rubem é dentro desta perspectiva que surge a religião, que para ele é uma teia de símbolos, de horizontes. Alves também comenta como objetos Inertes, como pedras, plantas e gestos insignificantes tornam-se sagrados, através do que ele chama de batismo. Que coisas e gestos “passam a ser os sinais visíveis desta teia invisível, designificações, que vem a existir pelo poder humano de dar nomes as coisas, atribuindo-lhes um valor”. Que este valor faz-nos estremecer quando focamos estes “objetos sagrados”.

  Segundo o autor nistor (no estremecer) e que está a marca emocional/existencial da experiência do sagrado. Acontece uma transformação processada. Agora a linguagem está além dos sentidos, só através dos olhos da fé podem ser compreendidos, é “um terceiro olho que se abre para ver coisas que os outros dois não podem ver”.

  Rubem comenta que a religião é construida por símbolos, que vão se multiplicando e transformando-se em profanos e sagrados, que estes símbolos religiosos são na verdade entidades imaginárias. Claro que ao fazer tais afirmações ele logo explica que a religião não é apenas imaginação, apenas fantasia, mas do poder e do amor que o imaginário tem. Que os homens não vivem só de pão, vivem também dos símbolos.

O Exílio do Sagrado

  Neste capítulo Rubem mostra como os símbolos de tanto serem repetidos e compartilhados, de tanto serem usados, nos os ratificamos, passamos a tratá-los como se fossem coisas , estes sofreram uma metamorfose, deixaram de ser imaginários e passaram a ser tratados como verdades. Os Símbolos vitoriosos passam a ser chamados de verdades e os derrotados de heresias, Alves também também aborda o processo histórico da nossa civilização, partindo de duas vertentes: De um lado os hebreus e os cristãos, e do outro lado as tradições culturais grego-romanas. Que foi na junção dessas vertentes que segundo ele se amalgamaram, surgiu o período da nossa hístoria chamada de idade média. É nessa época que os símbolos do sagrado ganham proporções, densidades, onipresença a ponto de o mundo invisível ser mais sentido, que o mundo das coisas materias. Tudo girava em torno do sagrado, a arte, o destino, a eternidade, a vida. A eterna luta do bem e do mal, onde os que temiam a Deus eram protegidos por seus anjos, já as pestes, doenças, desgraças eram o castigo para os ateus e pecadores. Agora tudo girava em torno da salvação, do perigo e do inferno.

  Mas aos poucos e constantemente os homens começaram a fazer coisas não previstas no “receituário religioso”. Estes homens segundo o autor não estavam no topo da hierarquia sagrada nem os condenados aos subterrâneos, são os da nova classe, os que descobrem através do trabalho, o lucro, a riqueza da atitude passiva, receptiva, agora inauguram uma nova atitude de manipular, agressiva, ativa. Se apropriam da natureza, dos campos, levando-os as fábricas e destas aos mercados. São os burgueses, que a cada dia dão menos importância ao universo religioso e cada vez mais ao lucro. Onde só existe lugar para o que é matéria, deixando de lado os símbolos do sagrado. Tudo  passa pela lógica, pela razão, o mundo deixa de ser o encantado mundo religioso, dos mistérios para o da prática humana, do trabalho que leva ao lucro e este a riqueza, a natureza perde sua aura sagrada e passa a ser fonde de matéria prima, fonte de lucro.

  Aqui, Alves aborda a origem do conflito e da pergunta:”o que é religião?”  aparecem os conflitos da igreja e do poder econômico. A argumentação é a mesma. Que a religião cuide das realidades espirituais, que das coisas materiais a espada e o dinheiro se encarregam.

  A religião representa o passado, a tradição que está sendo derrotada. O mundo burguês conquista uma aliada, é a ciência, antes restrida a religião, agora vê no mundo burguês uma maneira lógica de adaptação: conhecer é saber o funcionamento, que tem o segredo da manipulação e controle, abrindo o caminho para técnica, fazendo a ligação entre a universidade e a fábrica, a fábrica e o lucro. O sucesso da ciência foi total. A religião passa a ser vista como objeto do passado, seus discursos são classificados como engodos, imaginações. Rubem aponta que foi assim que a religião foi tornando-se como passado, atraso, período negro da história, idade das trevas. Rubem cita Rickert “com o triunfo da burguesia Deus passou a ter problemas habitacionais crônicos. Despejado de um lugar, despejado de outro...” foi sendo empurrado para fora do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com