TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é religião?

Resenha: O que é religião?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do livro O que é Religião? Do autor Rubem Alves

No livro O que é religião?, o autor Rubem Alves apresenta uma visão científica do fenômeno religioso englobando em sua análise fatos sociológicos que vão desde a Idade Média até os dias atuais. O livro apresentou-me uma visão totalmente atualizada e muito coerente da postura do homem moderno, especialmente de nós cientistas, perante o comportamento religioso das pessoas. Confesso que muitos paradigmas foram repensados e o livro é muito marcante por fazer repensar nossas práticas religiosas e científicas.

Como bem frisado por Rubem Alves, na ciência não vemos alguns objetos específicos de estudos, mas cremos neles e trabalhamos por muitos anos pesquisando aquilo que não pode ser visto, como por exemplo os átomos, a mente humana, o inconsciente. Por que não adotar essa postura perante a religião? Aponto que um dos problemas é confundir religiosidade com espiritualidade. O fenômeno religioso deve ser visto separadamente do fenômeno espiritual. O cientista - ou o homem - pode vivenciar a sua espiritualidade, sem ter nenhuma religião. A religião é um instituição criada como forma de controle, poder e dominação e que surgiu quando nossos ancestrais já vivenciavam e acreditavam em transcendências. Não se pode negar o transcendente, pois ele sempre fez parte da cultura humana desde a antigüidade. Um fenômeno que persiste desde tempos remotos deve ser analisado de forma funcional e não excluído do campo do saber científico, como fizeram os sociólogos Émile Durkeim e Karl Marx.

Homem e religião estão interligados. O fenômeno da religião deve ser incluído nas análises científicas da mesma forma que o fenômeno humano. Quando Marx afirmou ser a religião o ópio do povo, ele demonstrou claramente o quanto temos relações estreitas entre ambos os fenômenos. É claro que o inconcebível é utilizar a religião como uma forma de alienação, uma forma de justificativa para o não agir ou o agir incorretamente, tanto por parte de alienados (quando não reagem a opressão), quanto por parte dos opressores (quando oprimem em nome de um Deus).

É importante perceber como a religião, que outrora dominava os conhecimentos científicos, ficou por longos anos excluída deste campo, mas hoje ocorre uma retomada da busca pela religião, ou melhor pela espiritualidade. Por isso, é importante frisar, como aprendizagem abstraída do livro, que o rigor científico, historicamente tendo a sua estrutura influenciado pelo positivismo, hoje cede espaço para explicações e aceitações da religião como fator importante na vida do ser humano por discriminar que o fenômeno religioso faz parte do cotidiano das pessoas e têm uma função de nele existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com