TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Oioioi Oi Ooii

Casos: Oi Oioioi Oi Ooii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

oiiiioo Um pirômetro (também denominado de pirómetro óptico) é um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.

Um dos pirômetros mais comuns é o de absorção-emissão, que é utilizado para determinar a temperatura de gases através da medição da radiação emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre o gás (que absorve parte da radiação).

É através da análise das diferenças do espectro do gás que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medições são feitas no mesmo intervalo de comprimentos de onda.

Outra aplicação típica do pirometro é a medição da temperatura de metais incandescentes. Olhando pelo visor do pirometro observa-se o metal, ajustando-se depois manualmente a corrente eléctrica que percorre um filamento que está no interior do pirómetro e aparece no visor. Quando a cor do filamento é idêntica à do metal, pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.

O pirômetro consiste num instrumento utilizado na medição de altas temperaturas.

Existem vários tipos de pirômetros, com diferentes princípios de funcionamento. O pirômetro de radiação baseia-se na medida de emissão radiante do foco calorífico, mediante a leitura direta de uma agulha unida a um elemento sensível, sobre o qual aquela se concentra através de um espelho parabólico.

O pirômetro ótico funciona por comparação da cor ou brilho de um filamento incandescente, diretamente ou por meio de uma célula fotoelétrica. Para medições mais precisas usa-se o pirômetro monocromático, com desaparecimento do filamento e o pirômetro de radiação total.

O pirômetro termoelétrico utiliza a tensão gerada quando uma junção permanece a uma temperatura de referência, ou quando se cria um gradiente de temperatura entre as extremidades de um metal, isto é, aproveita as forças eletromotrizes que se criam quando se aquece a união de dois metais diferentes ou quando, entre as extremidades de um mesmo metal, se cria um gradiente de temperatura (efeitos de Peltier e Thomson).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com