TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque sou Cristão

Por:   •  20/9/2016  •  Monografia  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 5

POR QUE SOU CRISTÃO

Silvia Maria Vanetti Moura

Professor Orientador: Pr. Sinval

Instituto Teológico Quadrangular - EAD

Curso livre de Teologia – I ano – EAD – Vida de Cristo e Espiritualidade

28/07/2014

RESUMO

O que define o conceito de cristão é a forma, ou seja, o modelo de doutrina estabelecida por Cristo. O apóstolo Paulo um dos maiores seguidores de Cristo, preocupava-se com o modelo das sãs palavras (idéia) proferidas por Cristo “conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na Fé e no Amor que tem em Cristo Jesus” (2Tm 1:13). Pois cristão é aquele que obedece de coração a forma de doutrina do evangélico de Cristo. “Mas graças a Deus, que tendo sido servos do pecado, obedeceste de coração à forma de doutrina a que foste entregues” (Rm 6:17). Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado”. É preciso estar preparado para responder a pergunta: Por que sou cristão? (I Pedro 3:15b – “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”) Então, por que sou cristão?

Palavras-chave: Graça, Verdade, Julgamento

1 INTRODUÇÃO

Devemos reconhecer com gratidão tudo em nós que diz respeito à nossa criação à imagem de Deus e repudiar ou negar, resolutamente, tudo em nós que diz respeito à queda. Assim, somos chamados tanto à auto-afirmação quanto à autonegação.Está claro, a partir disso, que temos uma necessidade dupla: de um lado, a purificação da degradação; do outro lado, um novo coração, com novos desejos e aspirações. Para mim, é verdadeiramente maravilhoso que ambos nos sejam oferecidos no Evangelho. Pois Cristo morreu para nos purificar e, pela obra interior do Espírito Santo, ele pode nos tornar novos. Essa é aplicação lógica do Evangelho em resposta ao paradoxo da nossa humanidade. Eis a razão por que sou cristão.

2.1 GRAÇA

Porque o amor de Deus “nos caça”, nos busca, em toda a Bíblia vemos Deus nos buscando, Deus tomando a iniciativa de nos achar porque Ele não abriu mão do homem mesmo quando o homem pecou no Jardim do Éden.

Em Gênesis lemos que o homem escolhe desobedecer a Deus e fazer a sua própria vontade, mas Deus toma a iniciativa e vai até o homem (Gn. 3:8 e 9) – sem a graça de Deus, sem o amor de Deus a Bíblia só teria 3 capítulos – Em Gn. 3:15 e 22 Deus vem até o homem e promete a restauração ao homem. Todo o Antigo Testamento conta a história de um Deus “caçando” o homem.

Em Lucas 19:10 Jesus fala que Ele veio buscar e salvar o homem. Em Efésios 2:1 a 10 Paulo fala que entendeu que é Deus quem busca o homem e não o homem que busca a Deus, assim como em Rm. 3:10 a 12; Rm 3:17. O homem não pode “buscar” Deus porque ele morreu quando decidiu desobedecer a Deus – quem está morto não escolhe, não busca, não decide…

I João 4:19 – Deus nos amou primeiro e por isso nós O amamos.

Apocalipse 3:20

Jesus está (insistentemente) batendo a porta – é Deus quem bate, é Ele quem insiste.

2.2 VERDADE

João 14:5 e 6 – “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

Jesus é o caminho para chegar até Deus.

Jesus não é um dos caminhos – não existe outra forma de chegar até Deus.

Jesus é a única verdade ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬- o que não é Ele, então é mentira.

Ninguém “vem” ao Pai senão por mim – quer ir pra Deus? Coloque o pé no Caminho (Jesus) e quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com