TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Quer Ser Um Milinarioo

Tese: Quem Quer Ser Um Milinarioo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Depois de quase um ano de negociações, o ex-analista americano Edward Snowden, que revelou em 2013 a espionagem em massa da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, concedeu entrevista à repórter Sônia Bridi, do Fantástico. Foi o primeiro programa brasileiro a entrevistá-lo. A reportagem foi ao ar neste domingo (1°). "Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro", disse, ao ser questionado sobre o que vai fazer quando o asilo temporário terminar em Moscou. "Essa pergunta é difícil. Eu não tenho resposta. Meu asilo vence aqui no começo de agosto. E se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei feliz em aceitar".

"Sim. Quando eu estava no aeroporto, mandei um pedido a vários países. O Brasil foi um deles. Foi um pedido formal." O governo brasileiro, na época, disse que não recebeu pedido algum. “Isso para mim é novidade. Talvez seja algum procedimento que eles achem que não foi seguido”, disse.

Snowden está asilado em Moscou há 10 meses. Nem os amigos mais próximos sabem onde ele vive. A entrevista com a repórter brasileira ocorreu no hotel onde ela estava hospedada, a pedido do próprio ex-analista. E como é a vida na Rússia? "Olha, não é tão ruim quanto parece. A Rússia não é um país perfeito, e discordo fortemente de muitas coisas, principalmente como eles monitoram a internet e censuram a imprensa. Mas, no dia a dia, sabe, é melhor do que a prisão", afirmou.

>> Mais notícias sobre Edward Snowden

Prisão é o que ele tenta evitar há um ano. Em junho de 2013, Snowden se encontrou com o jornalista Glenn Greenwald e a documentarista Laura Poitras, em Hong Kong, e entregou a eles milhares de documentos, com os maiores segredos da espionagem americana. Revelou que a Agência de Segurança Nacional, a NSA, monitora as comunicações por internet e telefone no mundo inteiro, inclusive dos próprios cidadãos americanos. “É como se os Estados Unidos tivessem contratado detetives particulares para seguir todos nós”.

Sobre o acesso a tantos documentos, ele afirmou: “É um erro de informação propagado nos Estados Unidos e depois pelo mundo todo de que eu era um empregado de baixo escalão, que copiou documentos que não entendia. Na verdade, eu tinha um cargo alto”.

Snowden decidiu revelar os dados secretos quando viu, no Congresso, James Clapper, o chefe da espionagem americana. "Ele levantou a mão, jurou dizer a verdade. Perguntaram para ele: ‘Os Estados Unidos monitoram informações de milhões de americanos?’ E ele disse: ‘Não’. E eu sabia que era mentira. Os deputados da comissão também sabiam que era mentira. E ninguém disse nada."

No fim de 2012, Snowden mandou um e-mail para o jornalista Glenn Greenwald, radicado no Brasil e que então trabalhava no jornal inglês The Guardian. Queria que Glenn instalasse um programa de criptografia, que protege o sigilo na internet, para eles se comunicarem.

>> Confira a reportagem completa de Edward Snowden ao Fantástico

Na semana passada, em entrevista à NBC News, Snowden contou ter sido treinado como um "espião" e defendeu ser somente um analista que assessorou funcionários do governo do mais alto nível. "Fui treinado como um espião no sentido tradicional da palavra. Vivi e trabalhei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com