TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é quem na bíblia

Por:   •  9/7/2018  •  Artigo  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

INSTITULO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CAMPO LIMPO

Liderança l

LÍDER DAVI

Aluno: Éber Jônatas da Silva Pires

ITQ – 1º ano

Professor: Pastor Sócrates  

São Paulo

23/05/2018


SUMÁRIO

Introdução        3

A história de Davi        4

A perseguição de Saul        7

Davi como rei        10

Ensinamentos de um rei        11

Davi como chefe de família        13

Conclusão        15

Anexos        16

Bibliografia        17


Introdução

        Vivemos em uma geração onde existem poucos líderes de referencia o que tem levado a ruina da sociedade. A descrença nas autoridades, o feminismo, o abandono dos lares são indícios da falta de líderes fortes.

        Na bíblia encontramos muitos exemplos e relatos que são fontes valiosas em um tempo que é raro se encontrar um líder vivo que se possa espelhar.

        O homem segundo o coração de Deus, o poderoso rei Davi, teve uma história de grandes vitórias, a começar quando era pastor de ovelhas, músico, grande compositor e terminar como o maior rei de Israel. Mas viveu perseguições antes de chegar ao reinado, teve que ser provado de diversas formas para ter seu caráter forjado e assim ser preparado para governar.

        Davi demonstrou habilidades de um verdadeiro guerreiro, valente, ensinou a verdadeira submissão e conquistou a simpatia do povo que o servia com todo o coração, não por imposição e autoritarismo, mas sim porque entenderam a missão do rei.

        Contudo “nem tudo são flores”, pois o grande líder de Israel, conseguia grandes proezas para o povo, mas quando o assunto era seu lar, somente se viu derrotas, fracasso e tragédias. Sofreu com suas esposas, seus filhos o traíram e nos seus últimos dias de vida, se encontrou ao lado de uma virgem estranha sem sua família.

        

        

        

        

        

        

        

A história de Davi

        Davi filho de Jessé, seu avô era Obede, filho de Rute e Boaz, morava na cidade de Belém o menor de oito irmãos, ruivo, de belos olhos e boa aparência, porém não tinha “porte” de guerreiro ou de um rei. Ninguém iria imaginar que ele seria o maior rei de Israel e o ancestral humano do Senhor Jesus, principalmente porque o filho mais novo levava fama de mimado e pouco instruído. Era comum esperar pouco dele. Não tinha características de líder, porque não existia nenhum irmão abaixo dele para praticar a liderança.

O significado de seu nome ainda é incerto, alguns referem a palavra chefe, embora seja mais provável que esteja associado a palavra amor.

Estava provavelmente vivendo um dia qualquer, fazendo algum salmos, compondo alguma canção ao Senhor, cuidando do rebanho de seu pai, e de repente, vê seu irmão correndo ao seu encontro, para comunicar que ele precisava deixar o rebanho, pois algo mais importante o esperava. O sacerdote Samuel, queria conhece-lo. Talvez tenha se surpreendido com a notícia, pois estava contente a sua vida tranquila, com seus afazeres rurais, e não almejava coisas grandiosas, mas como o Senhor disse a Samuel: “...o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.

        Quando chegou próximo de Samuel, depois que Deus confirmou que nenhum de seus irmãos seriam os escolhidos, o Senhor diz para que o sacerdote o ungir diante de seus irmãos; e daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Mal sabia Davi que a partir daquele dia, seria quebrantado e provado, pois Deus estava a procura de um homem que pudesse viver em meio ao sofrimento.

        Davi tinha em torno de 15 a 18 anos, quando foi ungido por Samuel, agora com o poder do Espírito Santo, começara a desenvolver o caráter de um líder de Deus. Seu primeiro desafio foi a necessidade de desenvolver a paciência, pois demoraria em torno de mais ou menos 15 anos, para que assumisse o reinado. E o que o fez assumir o lugar de Saul, foi justamente, por Saul não ter tido paciência e ter oferecido sacrifício sem a permissão de Deus.

        Embora tenha sido ungido por Samuel, Saul ainda era o rei de Israel, porém nesta altura o Espírito do Senhor havia se retirado, por conta, da desobediência do rei e um espírito maligno o atormentava.

        Como Deus tem seus propósitos, os servos de Saul aconselham que buscassem um homem que sabia tocar harpa, para que ao dedilhar o instrumento traria o bem-estar do rei e este instrumentista era justamente Davi.             Segundo os servos, Davi não somente tocava bem a Harpa, mas era forte, valente, homem de guerra, sisudo em palavras, de boa aparência e o Senhor era com ele. Saul ao se encontrar com Davi o amou muito e o fez seu escudeiro e quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava. Então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

        Além dos problemas internos que Saul estava sofrendo, agora ele se vê diante de um forte inimigo, os filisteus. Eles tinham um guerreiro, cujo nome era Golias, da altura de seis côvados e um palmo, em torno de 2,92 metros de altura. Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil siclos de bronze, em torno de 57 kg. Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze nos ombros. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de 6 kg de ferro; e diante dele ia o escudeiro. Golias desafiou o exército de Saul e pediu que escolhessem um homem para lutar contra ele. Saul e todo o Israel ficaram espantados e temeram muito, porém é nestas horas que aparecem os verdadeiros líderes de Deus, que sabem que a vitória não vem de suas forças, mas do Senhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (326.3 Kb)   docx (503.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com