TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão discursiva

Tese: Questão discursiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Tese  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de aula 5

Questão discursiva:

1 → O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções no darwinismo social para explicar as diferenças de evolução entre os povos e raças?

Sim,por que quem tem condições economicamente melhores são mais aptos a sobreviver e por isso são mais evoluídos. O darwinismo social representou uma extensão para a esfera das sociedades da teoria de Charles Darwin , cujo norte central era a noção de leis “naturais” que comandavam a evolução das espécies. Haveria as espécies mais aptas que sobreviveriam na luta pela vida, enquanto as espécies “inferiores” tenderiam ao desaparecimento. Herbert Spencer, o criador da expressão “darwinismo social”, tinha como pressuposto a evolução biológica ou social, um processo de contínua diferenciação e especialização. Segundo ele, “o progresso não é um acidente, é uma necessidade. A civilização, em lugar de ser um artefato, é parte da natureza. As modificações que a humanidade sofreu e está sofrendo são resultado de uma lei que subjaze a toda criação orgânica.”

2 → É correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que as características biológicas determinaria a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique:

Não, todos somos iguais, o que existe é o racismo de algumas pessoas em relação as características biológicas. Neste aspecto, os darwinistas sociais diferenciavam-se da concepção evolucionista, que percebia as diferenças entre os povos como contingentes e passageiras, defendendo a idéia de que todos os grupos sociais passariam pelos mesmos estágios de desenvolvimento, em um progresso constante, adotando a noção de humanidade única. O darwinismo social rompeu com esta visão, negando a possibilidade de evolução para todos os povos e raças e difundindo a idéia de raças “superiores” e aptas à evolução e raças “inferiores”, incapazes de progresso. A partir do século XIX, com a teoria das raças elaborada pelos principais teóricos racistas europeus, a diferença entre os povos passa a ser naturalizada, passando do reino da cultura para o universo da biologia, estabelecendo-se uma correlação entre caracteres físicos e atributos morais. A biologização das diferenças conferiu ao debate da época um status de ciência, de cunho determinista.

Questão de múltipla escolha

Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE:

O Positivismo de Augusto Comte?...compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente,uma determinada concepção da história e uma proposta de reforma da sociedade e da religião?

UMA VEZ QUE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com