TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racisco

Artigo: Racisco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Artigo  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

RACISMO

O racismo teve as suas origens principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “raça inferior” para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria por pessoas de raça negra, estes eram arrancados dos seus países de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos países para onde ia riqueza para os colonizadores do país, devido a esta marginalização é bom salientar que a escravidão foi uma das principais razões para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles não se unissem e derrubassem o capitalismo.

O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo “sangue azul” teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas através da sua pele pálida, com isto tiramos a conclusão que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores – os “cavalheiros”, as “damas” ou os “de boa família”.

Os capitalistas, através do trabalho dos escravos, começaram a dominar a economia. Os países europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos não-europeus baseando-se na intolerância religiosa ou cultural. Os aristocratas que acreditavam que os trabalhadores eram inferiores viam os povos “não-cristãos” ou de “cor”, que eles vendiam como escravos ou forçavam à pobreza e à fome ao roubar-lhes as terras. Descobriram que poderiam usar os seus exércitos para forçar estas pessoas a viver com menos do que eles pagavam aos seus trabalhadores europeus, dissessem aos trabalhadores europeus que os “de cor” apenas ficariam com o trabalho sujo que eles não queriam fazer.

Em resumo, sobre a escravidão, podemos dizer que foi uma das principais causas para o aparecimento do racismo entre grupos humanos. A escravidão (o direito reivindicado pelos colonizadores, por meio da força, de utilizar trabalho negro para enriquecerem) define que “trabalho é coisa de raça inferior”. Foi esse o princípio que norteou a sociedade brasileira – entre outras do continente – durante mais de três séculos e até há apenas pouco mais de um século.

Ainda sobre as origens do racismo podemos dizer que as suas origens são bastante indefinidas e controversas, pois este fenômeno acorre em todas as etnias e em todos os países. Um exemplo típico de racismo ocorre nas Américas, em especial nos Estados Unidos da América, aonde o racismo chega aos extremos contra os negros e contra os latinos, em especial no sul do país. Até a década de 50 nos EUA os negros eram mortos enforcados em árvores, sem julgamento, sem que os autores destes assassinatos fossem punidos. Havia mesmo uma sociedade secreta, a Ku Klux Klan, que se propunha a perseguir e "justiçar" negros.

O surgimento do racismo no Brasil começou no período colonial, quando os portugueses trouxeram os primeiros africanos negros, vindos principalmente da região onde atualmente se localizam Nigéria e Angola.

Os negros foram trazidos ao Brasil para serem escravos nos engenhos de cana de açúcar, devido às dificuldades da escravização dos ameríndios, os primeiros habitantes brasileiros do qual se tem relato. A Igreja Católica era contra a privação dos ameríndios, pois queria catequizá-los, assim obteriam novos adeptos a religião católica, já que a Europa passava por uma reforma religiosa em alguns países onde surgiam novas religiões. Em contrapartida a Igreja não se opunha à escravidão negra, pois acreditava que os trazendo da África para o Brasil seria mais fácil cristianizá-los - neste sentido, o papa Nicolau V, em 1455, emitiu uma bula a favor da escravização negra por portugueses. Um mito muito divulgado é o de que a Igreja negava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com