TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabibliamento

Tese: Reabibliamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

REABIBLIAMENTO

No século XX a situação da igreja era de extrema frieza. O protestantismo americano era próspero, respeitado e possuía um alto grau de influência, no entanto não existia vida no Espírito. As igrejas eram tomadas pelo liberalismo, havia rituais, mas a igreja estava praticamente toda contaminada pelo mundanismo, quase não havia ministros do evangelho, mas profissionais religiosos. As experiências com Deus eram poucas ou inexistentes. Como Deus faria para despertar a igreja para mudança? Como Ele despertaria o coração do homem para buscar sua visitação? O século XX foi tempo de restauração, avivamento e manifestações de Deus. Mas como Deus fez para trazer vida no Espirito no meio de tanta religiosidade?

Mas outro sinal de avivamento foi despertado. Homens e mulheres de Deus foram inquietados a buscar na palavra de Deus qual era a sua vontade. As pessoas se perguntavam: “O que a Bíblia diz sobre isso e aquilo?”. Convenções bíblicas começaram a ser realizadas onde ministros e missionários se reuniam para buscar na palavra qual era a vontade de Deus para os últimos dias da igreja. Deus começou a revelar a Sua vontade e a igreja pôde então correr para alcança-la.

“Respondeu-lhes Jesus: Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus” (Mateus 22:29)

Um dos maiores desafios da igreja é o desafio do equilíbrio. Vemos de um lado as igrejas tradicionais que tem grande ênfase nas manifestações do Espirito, mas muitas vezes são carentes de verdadeiro conhecimento bíblico. Não estou falando de Teologia, como o pastor Silas Fernandes Souza, formado em um dos melhores seminários do Brasil ele diz:

“O teólogo é aquele que pega a simplicidade da palavra de Deus, complica, complica, depois tenta explica-la e não consegue.”

Eu estou falando da palavra revelada. Precisamos tanto da palavra do Senhor quanto do seu Santo Espirito. Deus usa Seu Espirito para ministrar e revelar a sua palavra e vontade às nossas vidas. Infelizmente existem alguns que querem a revelação de Deus sem buscá-la em sua palavra. Vivemos no Brasil em um ambiente de total liberdade religiosa e a tendência das pessoas é sempre buscar aquilo que é mais fácil. Deus tem se movido em nosso meio e muitas vezes somos extremamente rápidos para as manifestações do Espirito. Pulamos , batemos palma, gritamos, rolamos no chão, mas não somos tão rápidos para darmos fundamentos através da palavra àquilo que dizemos que o Espirito tem nos dado. Não me entendam mal, tudo isto é muito bom e sou o primeiro a gritar e colocar a cara no chão quando Deus manifesta sua presença em nosso meio, mas o Senhor não quer que sejamos mancos, Ele nos quer completos, cheios do seu Espirito e firmados na palavra da verdade.

Deus tem se movido em nosso meio e como já dissemos, o diabo sempre procurara colocar o joio no meio do trigo e através deste trazer um desvio dos propósitos de Deus. Tentara nos confundir, trazer heresias e, se você não estiver bem firmado na palavra de Deus, será enganado, pois as mentiras do diabo sempre se parecem com a verdade. Somente Deus nos capacita a julgar aquilo que é Dele e aquilo que não é. Aí você pergunta : “Mas e o discernimento no Espirito”?

A resposta é que o Espirito Santo de Deus usará a sua palavra para nos trazer esse discernimento. Vejamos o que a Bíblia sobre isso em Hebreus 4:12

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz , e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir a alma e espirito, juntas e medulas , e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Quantos homens de Deus , homens que realmente tinham um chamado do Senhor se desviaram do proposito e da vontade de Deus? Não souberam separar, discernir o que o Espirito lhes falava, o que suas almas falavam e até o que o diabo lhes dizia? Homens que se tornaram vulneráveis por não cumprirem o mandamento de serem obreiros aprovados que manejem bem a palavra da verdade? Não discerniram as estratégias e artimanhas do diabo que aos poucos os envolveram.

Não foi uma nem duas vezes que questionei irmãos acerca do culto que tinha ênfase em manifestações espirituais e quase nada de ensino da palavra, e ouvi: “irmão a letra mata mas o espirito vivifica”. Se nós lermos “ 2 Coríntios 3:4-6” temos a seguinte leitura!!

“E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus, não que , por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós, pelo contrario, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espirito; porque a letra mata, mas o espirito vivifica”.

Certamente estes irmãos não estudaram este texto o suficiente e em seu contexto , pois ele não nos ensina que devemos buscar a revelação e a vida do Espirito e deixar a palavra de Deus de lado ou dar a ela menos importância. Este texto fala sobre aliança e especificamente sobre a velha e nova aliança. Então compararemos as passagens a baixo com 2coríntios 3;6:“O espirito é o que vivifica; a carne para nada aproveita, as palavras que eu vos tenho dito , são espirito e vida” (João 6;63)

“E manifestará agora pelo aparecimento do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual não só destruiu a morte como trouxe a luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho. (2Timóteo 1;10)

“O que me consola na angustia é isto: que a tua palavra me vivifica”. (Salmo 119;50)

“para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5;26-27)

Sem a verdade da palavra Deus , podemos até ter boas intenções , mas estamos sujeitos a agir pela carne, com interesses própios, egoístas e carnais . Tendo revelações que na verdade não passam de “achismos” ,ou pior que isso, sendo influenciados pelo diabo a trazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com