TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação: Aproveite sua Bíblia

Por:   •  16/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

Redação: Aproveite Sua Bíblia

Aproveitar a Bíblia é saber que, disciplina e perseverança serão requeridas do leitor, uma vez entendendo o seu devido valor, achara tempo para se deliciar na leitura, mas, para vermos seu valor, precisaremos olhar através dos olhos da fé. Esse livro Aproveite sua Bíblia, tem como objetivo trazer orientação para um melhor aproveitamento da leitura bíblica.

Toda afirmação esta ligada a algo que devemos fazer. Há três elementos básicos que precisam ficar em nossa mente para compreensão e melhor aproveitamento dos ensinamentos da Bíblia: leitura, escrita e reflexão.

Ao lermos a Bíblia, precisamos entender seu sentido literal, o problema é que muitos leem a bíblia e a interpretam segundo suas convicções, percepções, e isso tem levados a muitos a entender distorcidamente a palavra de Deus, ate mesmo por não terem o habito de estudar a Bíblia.

À medida que aprofundamos nosso conhecimento na palavra, nos posicionamos de maneira correta, entendendo que nossa posição, esta baseado em quem somos em Cristo, tendo esse entendimento bem claro, praticaremos sem receio o que a palavra de Deus nos orienta a praticar, e viveremos uma vida segundo os padrões de Deus.

Mesmo sabendo que nossa pratica nunca será perfeita, temos a certeza que  nossa posição sim, pois ela esta em Jesus. Colossenses 3:1 Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus.”

Ao estudar a bíblia, é importante sempre ler o texto dentro do seu contexto, para não virar um pretexto. Deixando que as Escrituras se interpretem a si mesmas, tendo definições exatas do texto usando dicionários bíblicos bem conceituados.

Se interessar pela leitura bíblica é prazeroso quando se estuda por fé, Johan Bengel escreveu o seguinte: “Todo aquele que entende vinte palavras de maior importância da Bíblia entende a Bíblia”.

Nesse processo de aproveitar bem nossa Bíblia, a observação é de suma importância, treinar nossa mente para ver o que realmente estar lá, trazendo a realidade do texto a nossa mente, e não o que ficamos sabendo a respeito do texto ou simplesmente o que achamos.

Trazer a nossa mente perguntas a respeito do texto lido como: por quê? Onde aconteceu? Em que época? Etc. facilita o aprendizado, pois somos levados a pesquisar, para obter respostas.

Quando se observa o que a passagem diz, logo isso os leva saber o que significa. Às vezes o texto é tão claro que não precisa de muito pra entender, porem outros precisam ser estudado com muita atenção, para não fazer interpretação errado do sentido real do texto.

Depois de entendemos o que passagem fala, que é a observação, o que significa que é a interpretação, agora é aplicar o que se aprendeu. E é nesse ponto que falhamos, pois somos bons ouvintes, mas nem sempre, bons praticantes.

O que a passagem significa para mim? Muitos de nos já fizemos muitos estudos bíblicos, mas não passava de mero conhecimento intelectual. O que se precisa mesmo fazer é colocar em pratica o que se aprendeu. A bíblia diz: “Sejam, pois praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmo” Tiago 1-22.

A Bíblia vem com muitas figuras de linguagens, tipologia, alguns fatos que aconteceu com os israelitas no antigo testamento, era uma descrita previamente de verdades espirituais, que seriam ensinados no novo testamento. Ela também contém símbolo, como a palavra terra, usada pra se referir a Israel, os números na bíblia tem seu significado, as cores, os nomes.

É bom ficar atentos a detalhes que apontam para textos específicos, a bíblia foi escrita por muitos escritores inspirados por Deus de diferentes épocas, então, textos do antigo testamento, podem esclarecer alguns do novo testamento como Atos e apocalipse por exemplo.

À medida que estudamos a palavra de Deus, vemos que existe uma mistura do que é divino e outra que é humano. Ambos têm sua parte, ex: é o Senhor que nos salva, mas somos nós que recebemos a Jesus por meio da fé; É Deus que nos santifica (1Ts 5:23), mas as Escrituras dizem para sermos santos (1Pe 1:15-16), Deus faz a parte dele, cabe ao homem fazer a sua, tanto Deus quanto o homem estão envolvidos e isso é magnífico. No decorrer da nossa leitura, devemos buscar encontra Jesus em todas as partes das Escrituras.

Segundo um conceituado professor de educação cristã, quatro componentes chaves para um bom estudo bíblico são: você, sua Bíblia, o Espírito Santo e uma concordância, que é a listagem em ordem alfabética de todas as palavras de um livro.

Criar uma mini biografia a partir de um texto, faz com que nos aprofundemos no conhecimento a respeito de um personagem na Bíblia, dentro do texto.

Utilizando uma concordância, procurando o nome da pessoa, uma vez encontrando, ler, fazendo anotação sobre os eventos encontrado na vida dela anotando as referencia depois fazer um roteiro usando esses fatos, elaborando a historia, se mantendo próximos do texto das escrituras, porem dando espaços para conceitos históricos e arqueológicos quando validos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com