TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religioes

Tese: Religioes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 24

Religiões

O Hinduísmo:

“O Mahatma Gandhi, ao que fui informado, disse aos missionários cristãos da Índia que o “sermão da rosa é o perfume”. “Testemunho de fé vale mais do que uma pregação arrebatada e espetacular”.

Origem e história da fundação.

É das mais antigas religiões da humanidade. Conhece grandes líderes durante sua longa história, mas não propriamente um fundador. Teologicamente, o hinduísmo nasce da experiência humana e não provém de uma revelação.

Diferentemente das outras religiões mundiais (budismo, cristianismo, Islã), o hinduísmo não tem fundador, nem credo fixo nem organização de espécie alguma. Demonstra uma capacidade imensa de diversidade de abranger novos modos de pensamento e expressão religiosa. O Hinduísmo não tem fundador. Nasceu e cresceu reunindo vários elementos de experiências religiosas e transcendente que se juntaram formando sua doutrina. Não é uma única religião; mas é um mosaico de religiões. Não é uma religião profética e revelada.

Ele se desenvolveu por milhares de anos. Muitas culturas, civilizações, grupos religiosos e raças contribuíram para sua formação. Assim como a maioria das religiões, o hinduísmo tem crenças básicas sobre divindades, sobre a vida após a morte e sobre a ética de seus seguidores.

País e ano, história da formação?

Ela começou a ser pratica na Índia, segundo os historiadores, 3.000 anos antes de Cristo, como a principal e a mais antiga religião da Índia.

A diferença básica entre hindu e indiano?

Indiano é usado para caracterizar aquilo que se refere à Índia, o populoso país da Ásia. Tanto se diz cultura indiana, como homem indiano.

O Hindu é a determinação do seguidor da religião do hinduísmo. O hindu era o morador do vale do rio Indo.

A palavra hinduísta significa simplesmente “indiano” (da mesma raiz do rio Indo), e talvez a melhor maneira de definir a hinduísmo seja dizer que é o nome das várias formas de religião que se desenvolveram na Índia do Norte, de 3 a 4 mil anos atrás.

Para ser hindu é necessário: a) aceitar as escrituras védicas; b) participar, por nascimento, na estrutura social.

Os Hindus são somente aqueles que nasceram do pais hindus e assimilaram bem as tradições familiares. Assim a palavra hinduísmo não significa apenas uma religião, mas toda uma tradição cultural, dentro do qual o elemento religioso sempre teve e ainda tem grande importância.

Segundo o Censo de 2000, no Brasil apenas 2.908 pessoas as informaram ser do hinduísmo. A influência do hinduísmo no Brasil dá-se através do método de meditação transcendental e Yoga. Entrou o movimento Hare Krishna no Brasil em 1974. Existem 18 templos hinduístas nas maiores cidades do país.

Etapas do Hinduísmo:

Na primeira etapa do Hinduísmo (3000 a.C.) a religião se caracterizava pela adoração dos inúmeros espíritos moradores em pedras e animais, em árvores e rios, em montanhas e estradas, era de caráter totêmico-animista.

Na segunda etapa com a data de 1500 a.C. e o seu livro sagrado é o Vedas (“o conhecimento”) ou saber. Nesta etapa ainda não apresenta a idéia de transmigração. A salvação se dá pela bondade e pelos sacrifícios.

Descrever a identidade do hinduísmo não é nada fácil, pois são variadas as suas crenças e práticas. Nos limitaremos a enumerar algumas delas e as mais importantes, aceitas e observadas pela grande maioria dos hinuds:

Principais ensinamentos Doutrinais.

1. A fé num Deus ou em vários deuses.

2. A fé na autoridade infalível dos Vedas (livro sagrado, conhecimento)

3. A fé na contínua criação-conservação-destruição do universo num modo cíclico. (Deus Brahma, o criador, senhor de todas as coisas; Vishnu, o mantenedor o universo e o controlador dos destinos humanos; Shiva, o destruidor, fonte tanto do bem como d mal. Destruidor da vida e também aquele que a recria).

4. A fé na transmigração das almas segundo a lei do Carma (Karmasamsara).

5. A fé na libertação final (Moksa)

1. Conceito de Deus ou vários deuses

A grande maioria acredita num DEUS ou em vários deuses. Não é o conceito que se tem de Deus, mas a experiência que tem do transcendente. Formam uma unidade entre espiritualidade e vida.

O conceito de Deus, como sendo um princípio universal, cósmico e impessoal. A grande maioria dos Hindus têm fé num ser supremo. Entre estes encontram-se as formas religiosas: monoteísta (crença num só Deus), politeístas (crença em vários deuses), panteístas (crença que Deus está em Tudo e tudo é Deus), henoteístas (crença num só Deus, sem com isto negar que existe outros povos e nações com seu Deus ou deuses) teísmo (crença que tudo é Deus, como energia).

Para o Hindu esclarecido, todos os deuses deste panteão numeroso são manifestações de um só Ser Superior: Um só Deus, porém com vários nomes diferentes.

Os deuses hindus, em geral, são deuses familiares (33 mil ou 330 milhões para uma população de um bilhão de Hindus) e têm ao seu lado seu consorte e o animal amigo.

Os principais deuses venerados no Hinduísmo são os seguintes: deuses Brahma, Vishnu e Shiva.

Para eles existem “Deus é um só, mas os sábios usam vários nomes ao invocá-lo”. A grande maior dos Hindus são henoteístas, isto é, cada um escolhe o seu Deus predileto e respeita os deuses dos outros povos ou nações. Atribuindo-lhes todos os atributos dos Deus supremo. É uma democracia de espiritualidade.

A identidade do hinduísmo não é anda fácil, pois são cariadas as suas crenças e práticas.

2. Livro sagrado

A fé na autoridade infalível dos Vedas.

Os Vedas são os livros sagrados mais antigos do mundo. Seus ensinamentos já existiam nas tradições do povo, muito antes de serem escritos. Houve primeiro por 800 anos uma tradição oral, pois, não havia ainda a escrita. Dentro dos Vedas existem os quatro livros: o Reg-Veda (conhecimento dos hinos de louvor), o Asma-Veda (conhecimento das Fórmulas do Sacrifício), Atharva-Veda (conhecimento das Fórmulas Mágicas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com