TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião

Artigos Científicos: Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE AVALIATIVA 3 - OBJETIVA G1

1. Questão de múltipla escolha (você deve assinalar mais de uma alternativa). O ASSUNTO DA QUESTÃO É RELIGIÃO E SOCIEDADE CIVIL. Assinale as alternativas cujas afirmativas sejam FALSAS.

a) ( ) A religião, ao longo dos tempos, sempre favoreceu a igualdade social, étnica, racial e de gênero como demonstram o sistema de castas hindu, no qual não se faz acepção de pessoas, pelo contrário, todas possuem os mesmos direitos e privilégios religiosos e sociais.

b) ( ) Em 1947, devido a constante tensão entre hinduístas e muçulmanos, aconteceu a separação entre a Índia e o Paquistão. Esta é apenas uma prova das inúmeras implicações geopolíticas que as divergências religiosas provocam no planeta.

c) ( ) Em 1947, liderados por Mahatma Ghandi, a Constituição da Índia conseguiu a partir de um decreto-lei erradicar o antigo sistema de castas hindu, tornando a Índia um modelo mundial de igualdade social e religiosa, que persiste até os dias de hoje.

d) ( ) A Segunda Guerra Mundial foi marcada por um fato com implicações religiosas, quando os pilotos japoneses, os kamikases, se sacrificaram jogando seus próprios aviões contra alvos inimigos. A lealdade ao imperador, considerado de origem divina, era um dos motivos para esses pilotos cometerem tal ato extremo em prol do Japão.

e) ( ) Para os taoístas, uma sociedade justa só pode ser construída a partir de uma rígida e bem-ordenada administração governamental, que consiga impor regras e mandamentos claros, objetivos e definidos a toda população.

2) (Questão de múltipla escolha) O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É A RAZÃO PARA SE ESTUDAR NA UNIVERSIDADE UMA DISCIPLINA DE CULTURA RELIGIOSA. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas que contém afirmações FALSAS.

a) ( ) O estudo das religiões permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla de elementos e aspectos que compõem a política internacional, exemplificada por conflitos, atentados, guerras e até disputas eleitorais que sofrem, por vezes, a influência da religiosidade. Outro exemplo é o caso da iraniana condenada à morte pelas leis da sharia, em que o presidente brasileiro tentou intermediar sua deportação, quase criando um incidente diplomático com o Irã.

b) ( ) As religiões não têm qualquer pretensão de promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal do indivíduo, pois as mesmas não respondem as perguntas existenciais do ser humano, tais como: de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Respostas a tais perguntas são encontradas exclusivamente na filosofia e na antropologia.

c) ( ) O desaparecimento do fenômeno religioso deverá acontecer ainda neste século, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno. Portanto, conhecer e estudar a cultura religiosa mundial serve tão somente para compreendermos o passado, sendo inútil para a construção do futuro, que eliminará qualquer influência espiritual, ética ou religiosa de suas ações e decisões.

d) ( ) A partir de uma abordagem antropológica, histórica e sociológica é possível afirmar que a dimensão religiosa/espiritual é um fenômeno de caráter universal, pois está presente nas diversas culturas, épocas e civilizações humanas. Portanto, estudar o fenômeno religioso significa não só olhar para um importante aspecto da dimensão humana, mas também para conhecermos melhor os grupos sociais dos quais fazemos parte.

e) ( ) Ter um bom conhecimento da cultura e religiosidade dos povos pode ajudar em questões relacionadas ao turismo e ao lazer. Viagens para a Índia, China, Irã, Paquistão etc., vão confrontar o indivíduo com culturas e religiosidade diferentes. Pelo fato de se ter um conhecimento mais abrangente do fenômeno religioso pode-se mais facilmente compreender as diversas culturas e respeitar os costumes e comportamentos, exercitando assim a tolerância religiosa.

3- Identifique e assinale, dentre as alternativas abaixo, qual o significado correto dosistema de castas e a qual religião ela está relacionada.

a- ( ) Ligado à hierarquia japonesa, indica e demonstra o grau de parentesco com as divindades xintoístas.

b- ( ) É um sistema social de divisão de renda, criado por Confúcio para erradicar a pobreza na China.

c- ( ) Sistema ligado à igreja cristã primitiva, na sua relação com os nobres romanos recém-convertidos.

d- ( ) Está ligado ao status social e religioso dos hindus. Está presente na base da divisão de trabalho indiana.

e- ( ) Está ligado aos graus de aperfeiçoamento espiritual islâmico, aos que cumprem os 5 pilares da fé.

4. Questão associativa. A questão trata da vida após a morte e plano de salvação das religiões orientais. Leia com atenção e analise as afirmativas abaixo e coloque o número correspondente à afirmativa Falsa ou Verdadeira.

1 ( 1 ) Afirmativa Verdadeira

2 ( 2 ) Afirmativa Falsa

a) ( ) O Hinduísmo e o Cristianismo têm crenças muito semelhantes com relação ao fato de que o ser humano é detentor de uma alma imortal que não lhe pertence. Esta alma, após a morte física, volta a aparecer pelo renascimento, que pode ocorrer não só em forma humana, mas também na forma de animais (ratos, macacos, vacas, cobras,...). Este ciclo contínuo de morte e renascimento é mediado pela ressurreição, que determina o que irá ocorrer na próxima existência.

b) ( ) Segundo o Budismo, enquanto estiver preso ao carma, o ser humano está “condenado” ao ciclo constante de renascimentos, mantendo-se preso à existência humana. Para transcender é necessário buscar a libertação, na busca de atingir o nirvana.

c) ( ) Para o Hinduísmo, o ser humano perdeu o livre-arbítrio, ficando totalmente à mercê dos deuses, que dirigem a sua vida, pensamentos e ações. Como não tem mais a capacidade de sozinho produzir as mudanças de vida necessárias, o indivíduo dependerá exclusivamente da graça dos deuses para evoluir espiritualmente e obter a salvação.

d) ( ) O Budismo considera que os deuses têm papel fundamental na redenção humana. Somente uma piedosa e correta adoração a eles, com sacrifícios e rituais, garante ao fiel um lugar eterno no Nirvana após a sua morte.

e) ( ) Numa análise atenta dos textos que tratam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com