TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião

Casos: Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

Turismo Religioso

Turismo religioso no Brasil

O turismo religioso é aquele motivado pela fé popular, realizado em locais de importância religiosa ou em períodos estabelecidos, geralmente para homenagear uma figura sacra como santos e padroeiros, agradecer preces atendidas e, até mesmo, pagar penitências. Por todo o mundo, cidades com características religiosas atraem visitantes em busca de experiências ligadas à fé, religiosidade e à esperança, como o Vaticano para os católicos romanos, Meca para os islâmicos, e Jerusalém, cidade santa para os judeus, islâmicos e cristãos.

O que motiva os turistas de cunho religioso é, principalmente, a necessidade de estar em locais onde a fé apresenta mais intensidade. Existem diferentes tipos de viagem com motivos religiosos, como a Romaria, na qual os romeiros vão aos destinos sagrados apenas para conhecer a religião e o local, a Peregrinação que consiste em cumprir promessas ou votos de divindade, e as viagens de Penitência ou de Reparação, onde o viajante busca se redimir de culpas ou pecados.

No Brasil, pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, revelou que o nordeste é a região onde o turismo religioso é o segundo tipo de turismo mais comercializado (atrás de sol e praia). Além disso, em 2006, 3,2% do total de turistas nacionais, viajaram por motivação religiosa e, 0,4% dos turistas estrangeiros também apontaram a religião como o fator que os traziam ao Brasil. As pesquisas relacionadas a esse segmento mostram também que todos os anos são realizadas aproximadamente 1,7 milhão de viagens religiosas gerando R$ 6 bilhões em negócios realizados. Só na cidade de Aparecida (SP), a movimentação de visitantes ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de 7 milhões de pessoas todos os anos no feriado de 12 de outubro.

Aparecida, em São Paulo, é o local que mais se destaca no turismo religioso brasileiro. Nascida de um milagre em 1717, a cidade vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Sede do Santuário Nacional possui vários prédios antigos, Seminários, outras igrejas e pontos turísticos, e ainda conta com infraestrutura adequada para atender os romeiros de todos os lugares.

O país ainda tem como datas principais os feriados de Natal, Páscoa e os de Padroeiras e Padroeiros estaduais e municipais. Nessas épocas é comum a peregrinação de fiéis para determinadas cidades ou romarias por diversos locais visando a realização de pedidos ou agradecimentos.

Fontes: (Portal online do Ministério do Turismo do Brasil; Portal online da Revista do Turismo; Portal online da Revista Ecotour;

Portal online Estudos Turísticos)

IGREJAS ANGLICANAS

A presença do anglicanismo no Brasil teve início após a vinda da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Com o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 entre Portugal e Inglaterra, permitiu-se a construção de igrejas de denominações protestantes, desde que os templos tivessem a aparência de uma residência comum, sem torres ou sinos, e não buscassem a conversão de cristãos católicos brasileiros.

Desta forma, o primeiro templo construído por protestantes no Brasil foi da Igreja Anglicana, considerado também o primeiro na América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro. Antes da liberdade de culto aprovada pelo poder régio, os anglicanos residentes no Brasil reuniam-se em residências e navios ingleses para realizarem seus cultos. As primeiras capelanias ficaram subordinadas diretamente à Igreja da Inglaterra, e atendiam somente súditos ingleses. Foram construídas capelas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belém e Recife.

Aproximadamente na década de 1860 houve a tentativa de se implantar a igreja anglicana voltada para o povo brasileiro. Para isso o missionário estadunidense Rev. Richard Holden tentou abrir a primeira missão em Belém do Pará, e depois em Salvador da Bahia, mas essas iniciativas foram mal-sucedidas.

A partir do final da década de 1990, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil começou a ter conflitos internos, à semelhança do ocorrido na Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América: questões ligadas ao liberalismo versus ortodoxia e modernismo versus Tradição. Assim, surgem as Igrejas Anglicanas independentes ou continuantes também no Brasil. O fenômeno da fratura no Anglicanismo brasileiro aconteceu como nos demais sistemas eclesiais oriundos da Reforma.

Anglicanismo - jurisdições existentes no Brasil

No Brasil, a partir das divisões ocorridas na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da chegada de jurisdições autônomas estrangeiras, existem diversas denominações anglicanas. Devido à diversidade das vertentes existentes no anglicanismo (quais sejam: anglo-católica, evangélica, carismática e até liberal), encontram-se no País representantes de todas elas. Há, também, denominações (especialmente das vertentes "anglo-católica" e "liberal") que, ou são oriundas de dissidências da Igreja Católica Apostólica Brasileira, ou recepcionaram clérigos desta última Igreja, assim como clérigos e religiosos dissidentes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Comunidade Anglicana Cristo Ressurreto

Capela de Santo Agostinho de Cantuária

IGREJAS CATÓLICAS

O catolicismo no Brasil foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. O catolicismo possui grande presença social, política e na cultural no Brasil.

O catolicismo apostólico romano é atualmente a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses. A Igreja Católica exerce grande influência nos aspectos político, social de cultural dos brasileiros.

O catolicismo tem sido a principal religião do Brasil desde o século XVI. Ela foi introduzida por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, com 73,8% da população brasileira declarando-se católica, de acordo com o Censo do IBGE de 2000. Porém, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país Entre as tradições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com