TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião: O que é?

Por:   •  17/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Religião: o que é?

“Se as discussões respeitantes à religião tomam correntemente uma feição ideológica e passional, se os meios de comunicação retêm dos fenómenos religiosos apenas os seus aspectos mais espectaculares e mais superficiais, é porque nos faltam utensílios para avaliar as transformações que afectaram a paisagem religiosa contemporânea”.

Danièle Hervieu-Léger, 2005 (1999), O peregrino e o convertido. A religião em movimento, Lisboa, Gradiva,

        Assim descreveu, em 1999, Danièle Hervieu-Léger, especialista em sociologia da religião, o impasse em que se encontram os cientistas sociais das religiões face às formas que o fenómeno religioso tomou na actualidade. Para esta socióloga, não é útil discutir se a religião pode ser definida em termos de hierofanias, lugares sagrados, prática religiosa ou participação no culto. Ou, pelo menos, não é o mais útil. O procedimento mais útil para a definição da religião é a conformidade desta última com a conjugação de dois elementos: crer e memória ou tradição. Não há religião sem crer nem há religião que não esteja ancorada naquilo que os crentes das gerações precedentes foram aceitando e construindo como legítimo e aceitável. Trata-se de uma abordagem “dessubstanciada” da religião, como a autora assume, que, através das características formais, pode enquadrar um grande conjunto de factos religiosos.

         A abordagem da religião a que vamos proceder nesta unidade curricular toma sobretudo em conta esta definição.

        Para alguns números relativos às religiões no mundo actual, consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Principais_grupos_religiosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com