TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rtrabalhao

Pesquisas Acadêmicas: Rtrabalhao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

MÓDULO 2 - IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma condição necessária, mas não suficiente para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma idéia pode ser convertida em um negócio de sucesso. Este módulo tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.

Ele é composto pelos capítulos:

 Idéias e oportunidades.

 Definindo a missão do seu negócio.

Sugerimos que você faça este módulo em 4 dias: 2 dias para fazer o capítulo 1 e 2 dias para completar o capítulo 2. Mas lembre-se: É só uma sugestão, você é quem dá o ritmo ao seu estudo!

Aproveite bem as informações deste módulo, pois elas são importantes para o seu sucesso.

CAPÍTULO 1 - Idéias e Oportunidades

Objetivos do Capítulo

Este Capítulo tem por objetivo que você saiba:

 Como proceder para identificar uma oportunidade de negócio.

 Conheça as principais tendências que geram oportunidades de negócios.

Sugestão: Fazer este capítulo em até 2 dias.

1. O QUE É UMA OPORTUNIDADE

Você sabia que nem sempre uma boa idéia é, necessariamente, uma boa oportunidade de investimento?

Nestor continuava em busca de resposta para os seus questionamentos quanto ao desejo de iniciar um negócio próprio. Passaram-se algumas semanas e ele encontra Sônia, uma amiga do bairro onde antes ele residia, e ela lhe conta que pretende arriscar todas as suas economias, e mais um dinheiro que ganhou de herança, em um negócio próprio: Uma loja de aviamentos. Ela estava interessada em conversar com Nestor sobre essa sua “boa idéia”.

Nestor, que está sempre estudando acerca do assunto, ficou um tanto quanto “interessado” e convidou-a para um cafezinho.

Na cafeteria ele aproveita para dar algumas informações importantes na forma de um bate-papo.

(Nestor) – Pois é Sônia, veja bem, para se qualificar como uma boa oportunidade de investimento, o produto ou serviço que você tem em mente deve atender a uma necessidade real com respeito à funcionalidade, à qualidade, à durabilidade e ao preço. A oportunidade, em última instância, depende da habilidade para convencer os clientes (o mercado) dos benefícios do produto ou serviço. É o mercado que determina se uma idéia tem potencial para tornar-se uma oportunidade de investimento, ou seja, apenas o estudo de mercado nos dirá se a idéia gera valor para o usuário final do produto ou serviço.

(Sônia) – Já estive pesquisando e constatei que no bairro não há sequer uma lojinha dessas.

(Nestor) – Vejo que você já alcançou o primeiro objetivo do empreendedor que é o de formular uma idéia a partir de uma oportunidade percebida.

(Sônia animada) – Você acha mesmo?

(Nestor) – Acho, mas acredito também que você deve saber que, à primeira vista, uma oportunidade pode parecer viável, mas, só com algum esforço de pesquisa é possível determinar sua viabilidade. Note que, quanto mais você avaliar essa oportunidade, menos arriscada será a concretização da sua idéia. Concorda?

(Sônia) – Sabe Nestor, outro dia um amigo meu ganhou muito dinheiro produzindo e vendendo patinetes, que baita oportunidade ele identificou hein?

(Nestor) –Mas, cuidado! Existem muitas oportunidades que não passam de certos modismos. É possível ganhar dinheiro com elas, mas fazer investimentos pesados e projetar ganhos duradouros baseado em modas passageiras é um risco.

(Nestor) Para explorar estes “modismos” você tem que se preocupar em encontrar o momento certo para “entrar na onda”. É necessário entrar no mercado um pouco antes do início da moda e sair antes do seu fim.

Contrariamente aos modismos, as tendências, por acompanharem movimentos culturais amplos, são mais estáveis.

2. O MUNDO GIRA E OS NEGÓCIOS MUDAM

(Nestor) - Você já deve ter percebido que devido a transformações políticas, sociais e econômicas, cada vez mais aceleradas, estamos vivenciando um período de muitas mudanças, não é mesmo? Pois então, essas mudanças atingem todo o planeta e devem ser consideradas. A partir delas surgem tendências que influenciam o ambiente com o qual as empresas interagem no dia-a-dia. Essas mudanças, agrupadas em tendências, explicam-nos muito do que está ocorrendo a nossa volta, ajudando-nos a encontrar oportunidades futuras e saber como investir nosso capital.

(Sônia) – Acho que estou começando a entender

(Nestor) - Portanto, note que acompanhar as novas necessidades dos clientes é fundamental para identificar as melhores oportunidades de negócios. O desafio do empreendedor é tornar-se o próprio agente das transformações, adiantando-se às mudanças.

(Sônia) – Sim, isso eu já notei.

(Nestor) – No planejamento do seu futuro negócio é imprescindível que você analise essas tendências mundiais, pois elas geram muitas oportunidades de negócios. É preciso que você analise cada uma delas buscando encontrar todos os fatores que devem ser considerados no planejamento do seu futuro negócio.

(Sônia) – E quais são elas?

3. TENDÊNCIAS GERAM OPORTUNIDADES DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com