TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sacramentos

Tese: Sacramentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Tese  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas – Sacramentos

1. Duas situações que tem causado certo problema para a vivência dos sacramentos são:

-Sociedade secularizada, pluralista e marcada por uma nova religiosidade.

Entre diversos fatores de ordem cultural, política e social que mais têm influenciado maneira de como os católicos se posicionam diante das celebrações litúrgicas sacramentais, situa-se a secularização. A secularização pode ser vista como um forte indicador de que as pessoas autonomia de sim mesmo, com a capacidade de pensar, refletir, de se tornar protagonistas da própria história, de assumir o comando com inteligência e responsabilidade.

Defende o diálogo com a modernidade sob a proteção da liberdade, a secularização contribuiu para que as pessoas começassem a utilizar os recursos das ciências para resolverem seus problemas pessoais e comunitários. Porém, nem sempre as pessoas se mantêm de modo equilibrado diante da secularização e passam para o secularismo. O secularismo seria um modo radical e reducionista da secularização, pelo qual algumas pessoas assumem a autonomia das realidades terrestres de modo que exclui, supervalorizando a ciência, contribuindo para um grande distanciamento entre a vivência da fé e o desenvolvimento da mentalidade científica, entre religião e intelectualidade.

O fato é que numerosas pessoas não conseguem articular fé e ciência, compromissos religiosos e exercício da cidadania. E com isso muitos se afastam dos sacramentos, deixando de lado o sacramento da penitência, a confissão para recorrerem a terapeutas para receber orientação e melhorar seus relacionamentos pessoais. E com isso vemos pessoas que não conseguem unir as possibilidades oferecidas pela ciência e pela fé, que nos leva a experiências espirituais, dos benefícios salvíficos oferecidos gratuitamente pelo amor de Deus, por sua graça libertadora.

É a diferença entre o santo e o profano. A sociedade provocada em parte pela secularização acarreta acentuado retorno ao Sagrado, manifestado na busca de diferentes expressões da espiritualidade e da mística, quer seja cristã, oriental, afro-brasileira, esotérica, entre outras. Também avanços do ecumenismo, do diálogo inter-religioso, a multiplicação de denominações cristãs e vários movimentos religiosos, contribuem para esta situação.

- A militância transformadora e litúrgica sacramental

A militância tem um grande papel na sociedade, agentes de pastorais que se engajam e que lutam pela melhoria do povo, por uma vida melhor, trazem muitos benefícios a sociedade em geral. Lutam com seriedade e comprometimento, despertando o povo para promoção e melhoria das condições humanas. A solidariedade passou a ser melhor considerada, mas muitos deixaram os momentos de celebração da fé .

Com isso houve prejuízos eclesiais, pesa também a questão do radicalismo, o desequilíbrio entre consciência política e a necessidade e importância das celebrações da fé. E as celebrações litúrgicas foram consideradas, por alguns, repetitivas e monótonas, nem sempre despertam o sentido do engajamento, do compromisso concreto coma construção do Reino de Deus.

Onde as pessoas esqueceram que a militância e a liturgia sacramental têm que estar ligadas uma a outra para o fortalecimento e equilíbrio da base eclesial para o bem e crescimento do povo que clama por seus direitos, mas necessita estar reunida em comunidade para celebrar a graça e o amor de Deus que recebemos nos sacramentos.

2. Temos alguns argumentos teológicos que estabelecem a importância dos sacramentos na fé cristã, podemos citar dois deles: o Sacramento Fontal e os sacramentos fazem a Igreja.

O sacramento fontal é nada mais nada menos que Jesus, pois Ele é o sacramento fundamental do encontro com o Deus invisível na humanidade visível. É em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que o mistério de Deus se manifesta pessoalmente ao homem e o homem pode encontrar Deus de modo visível. Ele é o ápice da manifestação visível de Deus na história: “com a vinda de Jesus Cristo, o mistério salvífico divino de faz ‘revelação manifesta, presença entre homens”. É o que sempre dizemos nas celebrações litúrgicas, o Senhor esteja convosco, é isso o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com