TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Titlo De Novo

Exames: Sem Titlo De Novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

A política fiscal representa todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Entende-se por política fiscal a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação dos impostos e administração dos seus gastos. A forma como estas duas políticas, tributária e de gastos, são usadas afetam diretamente o comportamento da economia.

PORQUE

Quando o governo tem por objetivo estimular o crescimento econômico e a criação de empregos, adota medidas fiscais para elevar a demanda agregada da economia, ou seja, adota uma política fiscal expansionista, caracterizada por um aumento nos gastos públicos e/ou redução nos impostos.

Assinale a opção correta a respeito destas afirmações.

a.

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

b.

As duas são afirmações verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

c.

As duas afirmações são verdadeiras , e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

d.

A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

e.

As duas afirmações são falsas.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Uma das características do desenvolvimento do capitalismo no Brasil diz respeito ao papel do Estado como fator de estímulo à industrialização. Esse papel foi exercido por meio de políticas fiscais e monetárias, de controle do mercado de trabalho e do provimento de bens públicos. A política de arrecadação deve seguir os princípios da Teoria da Tributação a qual tem três princípios norteadores: princípio da neutralidade, princípio do benefício e princípio da capacidade de pagamento.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma breve explicação dos três princípios respectivamente:

a.

Princípio da causalidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio do custo produtivo (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).

b.

Princípio da causalidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).

c.

Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio do endividamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).

d.

Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do custo produtivo (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).

e.

Princípio da neutralidade (as decisões sobre alocação de recursos se baseiam nos preços relativos determinados pelo mercado); Princípio do benefício (as pessoas devem pagar impostos em proporção aos benefícios que recebem do governo); Princípio da capacidade de pagamento (as pessoas devem contribuir com impostos de acordo com a sua capacidade de pagamento).

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Quando um país entra em crise há uma tendência à redução de arrecadação da receita tributária e uma elevação das despesas do governo. Isso porque todos os agentes econômicos buscam gastar menos e, portanto, pagam menos impostos. O governo nesse cenário receberá menos receita oriunda do pagamento desses impostos, mas por outro lado gastará mais tentando fazer com que essa economia retorne ao equilíbrio. Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia e com a expansão das empresas, a demanda por infra-estrutura é cada vez maior (e geralmente a competência da geração destes bens e serviços é do Estado); fatores políticos e sociais também exigem uma atuação direta do Estado, já que, por exemplo, faz-se necessária a adoção de políticas que diminuam a desigualdade de renda. Assinale abaixo a alternativa que apresenta as três funções básicas do setor público na sua atuação na economia.

I. Função Alocativa (está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado);

II. Função Distributiva (o governo funciona como agente redistribuidor de renda à medida que, por meio da tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os segmentos menos favorecidos);

III. Função Estabilizadora - o Estado deve controlar os grandes agregados econômicos, evitando excessivas flutuações e procurando diminuir os efeitos das quedas da atividade produtiva.

IV. Função Inflacionária - trata da descrição detalhada da arrecadação dos impostos e dos gastos públicos no orçamento público.Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas sobre as funções do estado na economia.

a.

As afirmações I; II e III apresentam corretamente as três funções do estado na economia.

b.

As afirmações I; II e IV apresentam corretamente as três funções do estado na economia.

c.

As afirmações I; III e IV apresentam corretamente as três funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com