TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Obra De Casa Grande

Trabalho Universitário: Sobre Obra De Casa Grande. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  493 Visualizações

1918, viajou para os Estados Unidos, onde fez seus estudos universitários, bacharelado em Artes Liberais, com especialização em Ciências Políticas e Sociais, na Universidade de Baylor e mestrado e doutorado em Ciências Políticas, Jurídicas e Sociais na Universidade de Columbia, onde defendeu a tese Vida Social no Brasil e meados do século XIX.

Viajou para vários países europeus, retornando ao Brasil em 1923, preferindo continuar morando na sua terra natal, o Recife, em vez de ir para o sul do País.

Considerado um pioneiro da Sociologia no Brasil, foi um dos idealizadores do I Congresso Brasileiro de Regionalismo, do qual resultou a publicação manifesto regionalista de 1926, contrario a semana de Arte Moderna de 1922 e valorizando o regionalismo nordestino em confronto com as manifestações da cultura europeia.

De 1927 a 1930, foi chefe de gabinete do então governador de Pernambuco, Estácio Coimbra.

Foi eleito deputado federal constituinte, em 1946, quando deputado foi autor do projeto que criou o Instituto Joaquim Nabuco de pesquisas sociais hoje Fundação Joaquim Nabuco.

Além de escritor foi também pintor e jornalista, dirigiu os jornais recifenses, A Província e o Diário de Pernambuco onde colaborou com a revista Os Cruzeiros e vários periódicos estrangeiros.

Foi membro do Conselho Federal de Cultura desde a sua criação, diretor do centro regional de pesquisas educacionais e presidente do conselho diretor da fundação Joaquim Nabuco.

Recebeu vários prêmios literários e o titulo de Doutor Honor

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com