TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcno

Exames: Tcno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 2

4 grandes períodos da filosofia grega

1° Período pré socrático, também chamado cosmológico.

2° Período socrático ou antropológico

3° Sistemático

4° Período helenístico ou grego romano

1 -Para Chauí (2012), alguns fatores propiciaram as condições históricas para o surgimento da Filosofia. A invenção da moeda é um desses importantes fatores por:

Resposta d. carregar a capacidade de generalização e abstração que os gregos não possuíam até então

2 -A Filosofia, por ter uma história, pode ser estudada em períodos. Temos então sete grandes períodos da Filosofia na história, que são: Filosofia Antiga, Filosofia Patrística, Filosofia Medieval, Filosofia da Renascença, Filosofia Moderna, Filosofia da Ilustração ou Iluminismo e Filosofia Contemporânea.

Analise as afirmações a seguir:

I -Cada um desses períodos da Filosofia possui pensadores marcantes, ideias, questões, proposições, princípios e ideais filosóficos próprios.

II- Dentro desses períodos há um cenário de transições que por vezes se complementam e aprofundam, em outros momentos se distanciam negando ou questionando o que se postulava anteriormente.

III- As transições dentro de cada um dos períodos da história da Filosofia são separadas, distintas. Partem do final de um período com o encerramento das questões propostas e abrem uma nova era de ideais filosóficos desvinculados do período anterior.

IV -Os períodos da Filosofia, por vezes, possuem consonância na forma como os historiadores dividem a história ocidental.

RESPOSTA: c- I, II,IV

3- A_____________trouxe três pontos decisivos gerando condições históricas para o surgimento da Filosofia ao considerar:

A lei como representação do desejo de um grupo humano que pode decidir por si o que é melhor e como definirá as relações internas para atingir os objetivos.

O aparecimento de um espaço público, coletivo, compartilhado, que faz surgir um discurso diferente daquele trazido pelo mito.

Que há outras maneiras de pensar, discutir e discursar e que tais formas devem ser públicas e, conseqüentemente, podem ser compartilhadas, transmitidas e até mesmo ensinadas.

Apenas uma dessas premissas completa corretamente a lacuna acima. A opção correta é:

Resposta: a. invenção da política.

4- A mitologia explicava o mundo antes do surgimento da Filosofia. Mitologia é o conjunto de mitos de um certo povo. O que é um mito?

I-Narrativa sobre a origem de todas as coisas e seres.

II- História contada pelo poeta-rapsodo que é um eleito, um escolhido dos homens.

III -História sagrada que narra um acontecimento primordial.

IV -Narrativa que revela um mistério,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com