TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tirocinio

Exames: Tirocinio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão da prevenção e repressão à violência

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

No dia 27 de janeiro de 2013, aconteceu um incêndio em uma boate no município gaúcho de Santa Maria, com consequências trágicas. Acesse o site abaixo e responda o que se pede.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/tragedia-em-santa-maria-o-que-ja-se-sabe-e-perguntas-responder.html

Descreva e justifique quatro sistemas integrantes da prevenção que, se estivessem instalados, poderiam ter minimizado as consequências do episódio.

Entre os sistemas integrantes da prevenção existentes, podemos citar alguns que poderiam ter atenuado os efeitos do sinistro ocorrido em Santa Maria – RS, como:

Iluminação de Emergência, sistema que entra em funcionamento imediatamente após o corte de energia usual, e é alimentado por baterias ou por geradores próprios. Este tipo de iluminação visa iluminar e sinalizar as saídas de emergência a fim de permitir a saída tranquila e segura do local.

Saídas de Emergência, este sistema tem por finalidade possibilitar a saída de pessoas de locais ou edificações sinistradas, de maneira rápida e tranquila, e sua largura e quantidade variam conforme a área, altura e da ocupação do local.

Sistema Preventivo por Extintores, este sistema é de fácil manuseio necessitando apenas de treinamentos básicos para sua utilização e o emprego correto do agente extintor. No caso do incidente citado acima o material que foi consumido pelo fogo foi a espuma da vedação acústica do prédio, sendo necessário para tanto extintores adequados para combater o incêndio.

Sistema de Chuveiros Automáticos visa extinguir princípios de incêndio por meio da água, ao detectar calor o sistema apaga o foco do incêndio espargindo água no ambiente.

RESPOSTA:

O sistema de prevenção que permite qualquer um com conhecimentos básicos em segurança contra incêndio debelar um princípio de incêndio seria o Sistema Preventivo por Extintores. Neste sistema encontramos: Sistema Portátil; e Sistema sobre rodas. O Agente controlador/extintor pode ser: água; espuma mecânica; pó químico seco; dióxido de carbono – CO2; agentes extintores limpos em substituição ao gás Halon. Vale a pena ressaltar que a pessoa tem que ter um conhecimento mínimo de qual extintor utilizar em determinada natureza de incêndio, por exemplo: Incêndios de classe “A” englobam combustíveis sólidos comuns, tais como papel, madeira, tecido, borracha, plásticos, etc.. Um incêndio de classe “B” engloba líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, e assim por diante.

Questão 2 (3,0 pontos)

A empresa “Transporte Seguro”, dedicada à atividade de transporte de valores, possui como diretores: João Fabrício, Miguel Fabrício e Ana Marques. João Fabrício e Miguel Fabrício foram condenados em processo criminal que responderam no ano de 2010, por terem agredido e ameaçado de morte o gerente de uma concorrente. A pena de restrição de liberdade está sendo cumprida em regime semiaberto.

As instalações físicas da empresa “Transporte Seguro” estão situadas em complexo próprio, com acesso exclusivo, sem contato com outras instalações estranhas ao serviço executado pela empresa.

Quando os vigilantes retornam de suas missões, as armas são guardadas no alojamento, dentro dos armários de cada profissional, mas devidamente trancados com cadeados reforçados. Na garagem, encontram-se, no mesmo recinto, tanto as viaturas comuns, bem como a sua única viatura especial, mas todas devidamente identificadas. Quando é necessário guardar algum valor, o que é raro, a empresa utiliza o cofre de uma agência bancária vizinha, pois o seu cofre, que substitui o antigo, desativado, ainda não foi recebido e instalado pelo fornecedor.

A empresa começou a desempenhar suas atividades com dificuldade, pois a escala feita para os seus vigilantes exige muito esforço dos colaboradores, pois somente dez deles, do total de vinte contratados, possuem o curso de extensão em transporte de valores.

A partir do texto acima, consultando a PORTARIA Nº 3.233, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, do Departamento de Polícia Federal, aponte cinco erros nos quais a empresa “Transporte Seguro” incorre, que não permitiriam seu funcionamento.

RESPOSTA:

Art: 76 V: Prova de que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa de segurança privada não tenham condenação criminal registrada.

Quando os vigilantes retornam de suas missões, as armas são guardadas no alojamento, dentro dos armários de cada profissional, mas devidamente trancados com cadeados reforçados..

Art 4º V D: Local seguro e adequado para a guarda de armas e munições, construído em alvenaria, sob laje, com um único acesso, com porta de ferro ou de madeira reforçada com grade de ferro, dotada de fechadura especial, além de sistema de combate a incêndio nas proximidades da porta de acesso.

Pois a escala feita para os vigilantes exige muito esforça dos colaboradores, pois somente dez deles, do total de vinte contratados, possuem o curso de extensão em transporte de valores...

Art 20º III contratar, e manter sob contrato, o mínimo de dezesseis vigilantes com extensão em transporte de valores.

Na garagem, encontram-se, no mesmo recinto, tanto as viaturas comuns, bem como a sua única viatura especial ...

Art 20º V E:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com