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Yom Kippour

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Por:   •  26/10/2013  •  Bibliografia  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

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Yom Kipour Yom Kipur, o dia do perdão, no calendário judaico é o dia mais sagrado. Refere-se a um dia de jejum, autoanálise e introspecção, no qual nossos pecados são confessados e oramos por um ano doce e bom. Neste ano, Yom Kipur se iniciou no dia 13 de setembro, sexta-feira, às 17:39h, e terminou na noite do dia 14 de setembro, às 18:33h.

Neste dia, em cada congregação, os rolos da Torá são retirados da Arca Sagrada e carregados dentro das sinagogas. O Kol Nidrei, a anulação de todos os votos, é recitado antes do pôr-do-sol enquanto a congregação fica de pé, ereta. Sua melodia tradicional infunde em cada um dos presentes um sentimento de reverência. É o início de um dia de jejum e abstinência, quando o material se submete ao espiritual e cada judeu vai examinar seus atos e buscar perdão pelos erros que cometeu contra Deus. É um dia de arrependimento e perdão. Sem a possibilidade do arrependimento o mundo não poderia existir, já que ao criar o homem com o livre arbítrio - a liberdade de escolha entre o bem e o mal - Deus deu-lhe a possibilidade de errar, de se afastar Dele. Mas ofereceu-lhe também a possibilidade de voltar para Ele, a possibilidade de mudar o curso de sua vida, de arrepender-se, de "aproximar-se de Deus afastando-se do pecado," de fazer teshuvá. O Talmud afirma que "Sete elementos foram criados antes do universo, entre os quais a Torá e o arrependimento..." (Nedarim 39b). Portanto, antes mesmo de ser criado, Deus deu ao homem, elemento fundamental de toda a Criação, a possibilidade de se afastar de seus erros. Segundo nossos sábios a eficácia do arrependimento, do retorno a Deus, está acima da lógica humana. A Cabalá nos ensina que se o homem fosse julgado unicamente pelas Leis de Justiça que regem a Criação, segundo as quais cada ato negativo é julgado e punido conforme sua gravidade, seus erros estariam sempre presentes para condená-lo, não permitindo que ele escapasse da inevitabilidade do julgamento e da punição. O homem não teria como remover os danos espirituais já causados por seus erros, não teria, portanto, como voltar a se aproximar de seu Criador. Por isto, antes mesmo de criar o universo, Deus criou "o Mundo da Misericórdia "que corresponde à Sefirá Keter (Coroa). A primeira sefirá a ser

emanada, Keter corres-ponde ao primeiro dia da Criação. Neste primeiro dia só existia Deus, a Fonte de Toda a Vida. Nem os anjos, nem as forças do mal, nem as Leis que regem o Universo ainda haviam sido criadas. Deus quis que continuasse a existir um dia onde todos poderiam facilmente reconhecer a Verdade espiritual que governa a Criação: a de que todo o poder reside só em Deus. Yom Kipur é este dia único, especial e indispensável, no qual o homem tem condições espirituais para se aproximar dele. No dia de Yom Kipur o poder do mal é suspenso e a Santidade Suprema é revelada. Em Yom Kipur o homem tem a possibilidade de se elevar espiritualmente atingindo o nível dos anjos. Os pecados que cometeu contra Deus, se ele se arrepender sinceramente, serão perdoados, permitindo-lhe retomar seu caminho em direção à Luz. Neste dia, assim como os anjos, Israel não come, não bebe, não usa sapatos de couro. É o único dia em que podemos recitar em voz alta a bênção do primeiro versículo da oração Shemá Israel: "Bendito seja o Nome da glória... eternidade". Segundo a tradição, no momento em que

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