TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPEDIÇÃO DO SABER

Por:   •  5/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Proposta EXPEDIÇÃO DO SABER

Nome do Projeto – Educação Ambiental (Projeto Escola no HOTEL)

Área Cultural- Artes Cênicas / Seguimento - Teatro e Dança

Síntese do Projeto

As atividades buscam trabalhar a aprendizagem a partir da construção de conhecimentos entre alunos, professores e Recreador. Para isso, Serão considerados os conhecimentos prévios dos alunos e os saberes comuns sempre iniciando as atividades com conversar e questionamentos, o que chamamos de “Questões Geradoras”. Com as falas dos alunos, o Recreador deverá levantar a hipóteses sobre as temáticas trabalhadas e partir para a execução da atividade com a idéia de desvendar os enigmas e problemas proposto, desafio rápido, após os desafios, os monitores trabalharão o que os alunos entenderem da atividade através de um bate-papo e passa as instruções para oficina referente à temática mãos a obra. Finalizando a oficina, a etapa final será a sensibilização, onde o aluno será levado a refletir sobre os conhecimentos trabalhados e questionar seus valores individuais e coletivos “Repensando no mundo”

As três atividades foram pensada para um dia integral de visita a Mata que cerca o hotel, Balneário de aguas thermais, Gincana ecológica no hotel. Sendo opcional a escola reduzir as opções de atividades para meio período de visita. O Modelo em que as atividades foram concebidas permite uma adaptação do discurso do monitor de acordo com as faixas etárias sem precisar desviar as temáticas. Os conteúdos abordados correspondem ao currículo das escolas e aos programas de educação ambiental da atualidade.

Acreditando na complementação do processo ensino-aprendizagem fora da escola, o Hotel desenvolveu um novo projeto de Educação Ambiental para 2018.

O roteiro inclui atividades ecológicas, recreativas e culturais onde proporcionamos às crianças em contato direto com o universo faunístico típicos da Mata Atlântica e estudos as Aguas Thermais como fonte natural.  

Uma maravilhosa sala de aula ao ar livre, onde a própria biodiversidade e estudo e estimula descobertas e vivências para uma verdadeira conscientização ecológica.

Objetivos

  • Proporcionar uma oportunidade de aprendizagem através de práticas lúdicas e educativas.
  • Estabelecer diálogos que considerem as opiniões dos alunos e contribuam para uma reflexão coletiva.
  • Permitir uma liberdade de pensamentos e expressão que contribua para a construção de conhecimentos.
  • Resgatar valores de uma vida mais organiza e natural que culmine em uma qualidade de relações ambientais saudáveis entre a natureza e ser humano.
  • Considerar a leveza e a profundidade da infância como fase crucial para incorporação de mudança de hábitos das crianças envolvidas.
  • Incentivar uma reflexão critica sobre a sociedade atual e busca de ações que superem de fato os problemas ambientais.

Justificativa

        A Educação Ambiental tem sido discutida no Brasil desde a década de 1970, Onde sobre pressão de um regime militar e sem a participação do povo, as diretrizes e estratégias eram decididas com base nas exigências internacionais sem a preocupação com as reais necessidades ambientais e educacionais Brasileiras. Na década de 1980, uma nova pedagogia freireana com fortes valores críticos em conjuntos com movimentos sociais e ambientais foi possível compreender que a construção da sustentabilidade só é possível com uma mudança profunda no padrão de sociedade da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com