TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca Do Trabalho

Artigos Científicos: Seguranca Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

A Cetrel dedica especial atenção à área de Saúde e Segurança Industrial, com o objetivo de garantir aos seus integrantes e prestadores de serviços um ambiente de trabalho saudável e livre de riscos, onde a prevenção de acidentes constitua prioridade.

O conceito é a promoção da saúde de forma integrada, com foco nos fatores internos e externos que interferem na saúde dos integrantes.

A área de saúde ocupacional contempla as ações de controle médico e acompanhamento biológico dos integrantes da Cetrel e contratados, tendo como principal instrumento o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, que inclui o planejamento, a execução e o acompanhamento dos exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.

Em parceria com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o PCMSO gera, anualmente, o Perfil de Saúde dos Integrantes da Cetrel, contemplando os resultados dos exames médicos realizados. Esse perfil serve de feedback para o PPRA, consolidando a integração das áreas de Saúde e Higiene Ocupacional.

A área de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional é responsável pelo acompanhamento e orientação das diversas áreas da Empresa no que se refere ao cumprimento das melhores práticas de Segurança do Trabalho e de Higiene Ocupacional. Cabe a essa área o desenvolvimento de ações específicas de organização e treinamento das brigadas de emergência, bem como a orientação para a devida gestão dos equipamentos e sistemas de proteção individual, coletiva e de combate a incêndio.

Todas as ações nessa área são orientadas pelos requisitos da norma internacional OHSAS 18001 (Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), bem como pelos elementos do Prêmio Pólo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – PPSSMA, que serve de referência para as empresas do Pólo Industrial de Camaçari.

As ações de Higiene Ocupacional são definidas, principalmente, com base no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, que abrange a caracterização, avaliação e monitoramento dos agentes de riscos ambientais (químicos, físicos e biológicos) aos quais estão potencialmente expostos os trabalhadores. Desde 2003, o PPRA da Cetrel é elaborado de forma integrada, contemplando também o pessoal das empresas contratadas e parceiras.

É importante destacar a atuação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) como instrumento de apoio às estratégias de Segurança e Higiene Ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com