TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Solar

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

1: Introdução
A ideia de poder utilizar energia solar começou a tomar forças na década de 60, porem a ideia foi meio que descartada, já que o petróleo tinha um preço bem baixo, mas com o passar do tempo as pessoas foram cada vez se tornando mais dependentes das energias vindas de combustíveis fosseis e também por conta da guerra de Kippuer no ano de 1973 fez com que o preço do Petróleo subir de uma forma extraordinária de rápida.
Por este fato, os país tiveram que voltar a buscar outras formas de energia, voltando sua atenção para as energias renováveis.

[pic 1]

CURIOSIDADES
Em 1921, o cientista Albert Eisten ganhou o Nobel de fisica por sua pesquisa no efeito fotoeolico, o fenimeno basico da gerao de energia por paineis fotovotaliscos. Cinquneta anos antes, Willian Grylls Adms descobiu que o selenio produzia eletricidade quando era exposto à luz. Na ano de 1953 a primeira celula solar capz de produzir uma corrente mensuravel, pela Bell Laboratories, nos EUA

2: Energia Solar

Como o próprio nome de energia solar já descreve, é a energia que vem diretamente do sol chegando à superfície da Terra através de ondas eletromagnéticas.
Pode ser utilizada de 3 formas: Fonte direta para a energia elétrica, como fonte para combustível solar ou como energia térmica.
No Brasil, a energia solar tem um grande potencial, por conta de ser um país com uma enorme região na parte intertropical e por conta disto recebe incidência do sol durante todo o ano tendo a possibilidade de nunca faltar energia.
     
[pic 2]
                       Figura 2: Insolação media anual. Fonte: NASA
Este tipo de energia renovável seria uma ótima opção, por conta de que: Não é poluente, não interfere no efeito estufa, não precisa de turbinas e nem de geradores para poder produzir a energia. Mas tem o contra ponto, que seria o alto investimento para o aproveitamento.

Por muitos anos, a evolução para as tecnologias que utilizam o sol como fonte de energia foi bem lenta, mas por conta do embargo das nações árabes no fornecimento de petróleo por conta da guerra de Kippuer e também por demonstrar que a sociedade dependia muito dos combustíveis fosseis, o investimento na tecnologia solar foi massiva, mas por perceber que estavam perdendo vendas, eles voltaram atrás e abaixaram os preços novamente e por conta disto, impediu que a energia solar se tornasse uma competição contra o petróleo, já que uma vez você conhecendo um combustível e tudo que temos presente é voltado para ele, por que investir em uma tecnologia nova que vai requerer tantos investimentos e mudanças?
Mas em 2001, quando o petróleo volta a ficar mais caro, as indústrias do Japão e da Alemanha voltam suas atenções para a energia solar.
A energia solar pode ser também uma opção para utilizar na sua própria casa.  
Por um lado é bom, porque você recebera provavelmente um desconto, já que nem toda a energia que é gerada pelos painéis você vai utilizar em sua casa, então a energia que sobra ela vai para a rede de energia que abastece seu bairro, e isto é marcado por um relógio, e quando fica de noite e você requere de energia, ela volta para a sua casa e o mesmo relógio vai marcar a quantidade de energia que vai voltar. E assim no final do mês, vai estar na sua conta de luz tudo o que você doou e o tudo o que você recebeu.
Mas é ruim por conta do alto custo que você vai ter para poder instalar os painéis em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com