TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPERMEABILIZAÇÃO

Por:   •  13/10/2021  •  Artigo  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Há muito tempo a procura por soluções a fim de proteger a vida útil das construções, em um constante trabalho de proteger-se contra as intempéries: vento, neve, sol e chuva. A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade. No Brasil não se encontra água no estado sólido (neve), mas em compensação tem-se na forma gasosa, que é muito perigosa devido a capacidade de penetração, que é muito maior que no estado líquido. Apesar de sua importância vital, ela é o agente canalizador ou provocador da corrosão, causando deterioração e envelhecimento da obra.

Toda construção tem seu tempo de vida útil, e essa vida útil é diretamente influenciada pela presença dos processos de impermea¬bilização, que visam proteger as estruturas contra a ação nociva da água. A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com a finalidade de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens. Uma boa impermeabilização tem a função de constituir uma barreira física que contenha a propagação da umidade e que evitam infiltrações. Por conseguinte, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras. Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, tais como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios, paredes de contenção. Como sabemos, o mercado da construção civil caminha tem crescido muito e um dos focos principais é no que se diz respeito a sustentabilidade. O apelo ecológico como valor agregado do empreendimento ganha cada vez mais importância no que tange à vida útil da edificação, não somente em relação ao patrimônio em si, mas principalmente em relação à qualidade de vida que essa edificação proporcionará aos seus usuários.

TIPOS DE MATERIAIS

De maneira geral, é possível dividir esses materiais em dois grupos: rígidos e flexíveis (veja a tabela a seguir).

Os impermeabilizantes rígidos são vendidos como argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou como aditivos químicos para argamassa ou concreto. Esses produtos incorporam-se à estrutura protegida e, com uma cura adequada, apresentam baixa porosidade e grande estanqueidade. Podem ser encontrados, ainda, em forma de pinturas que formam um revestimento impermeável. Já os sistemas flexíveis são encontrados em forma de mantas pré-fabricadas ou moldadas no local, que, depois de secas, formam uma membrana protetora. Ambos os produtos garantem a estanqueidade das estruturas ao mesmo tempo em que, por serem mais elásticos, se adaptam às movimentações a que elas estão sujeitas.

Para poder especificar o impermeabilizante adequado, é preciso analisar diversos fatores. Dentre eles, está a movimentação estrutural, a exposição aos fenômenos climáticos, a existência ou não de trânsito de veículos e pessoas e a exposição a agentes químicos estas são algumas variáveis que devem serem levadas em consideração. Segundo, a engenheira Virginia Pezzolo, da Proassp Assessoria e Projetos, explica o funcionamento básico desses sistemas. "Em tudo que é enterrado, costuma-se usar o sistema rígido. Daí para cima utiliza-se o flexível, porque a parte superior da estrutura tende a se movimentar mais", resume.

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA

Na impermeabilização rígida, os produtos normalmente incorporam-se às estruturas tratadas (revestimentos de argamassa, pisos de concreto, fundações, etc.), adquirindo suas características. Por isso, sua eficácia depende, sobretudo, da integridade do sistema. Até pequenas fissuras podem servir de caminho para infiltrações e eflorescências.

Como esses produtos não resistem a movimentações intensas, seu emprego se dá principalmente em elementos enterrados, mais estáveis, como proteção contra a umidade proveniente do solo.

Cada produto tem seus próprios métodos de preparo e aplicação. Por isso, é necessário seguir à risca os procedimentos indicados pelo fabricante e suas especificações sobre o consumo de material, tempo de secagem e necessidade ou não de proteção mecânica. Segue abaixo os impermeabilizantes mais tradicionais e suas aplicações indicadas.

MANTAS ASFALTICAS

Um dos materiais mais usados na impermeabilização é a manta asfáltica. Trata-se de um sistema flexível pré-fabricado, formado por um elemento estruturante central - filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro, que conferem ao produto grande resistência mecânica - recoberto em ambas as faces por um composto asfáltico. A manta é indicada para estruturas sujeitas a movimentação e fissuras, e com dimensões superiores a 50m2. Quanto menor a área de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com